Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Concelhos

Mação: Festival da Lampreia começa já este sábado

21/02/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

De 25 de fevereiro a 2 de abril, o Festival da Lampreia está de regresso à mesa de nove restaurantes do concelho de Mação.

O presidente da Câmara Municipal de Mação começou por elogiar os restaurantes que aderiram a mais uma edição “por entenderem que fazia sentido levar a efeito este Festival, pois sem a presença deles não era possível mantermos esta tradição”. E os nove restaurantes estão espalhados por várias freguesias do concelho, como Mação, Ortiga, Envendos, Cardigos e Penhascoso.

No entanto, desta vez não foi a lampreia o elemento principal da ementa na apresentação do Festival. A questão maior prendeu-se com os problemas de poluição que se têm verificado no rio Tejo e Vasco Estrela não fugiu à questão. O facto de a lampreia poder vir a ser pescada no Tejo foge à responsabilidade da Câmara Municipal e Vasco Estrela afirmou não poder “garantir que não seja pescada no rio Tejo” mas “não quero crer que alguém vá servir qualquer tipo de lampreia ou outro produto que não tenha todas as garantias de qualidade”.

No entanto, o vice-presidente António Louro, explicou que “de todos os peixes do Tejo, provavelmente a lampreia será aquela em que os efeitos da poluição menos se refletirão”. Isto porque “o tempo de permanência das lampreias no rio” é curto “e outra porque não se alimentam”, explicou António Louro.

Quanto ao Festival da Lampreia, “entende a Câmara que faz sentido manter esta tradição. Não é pelo facto de, conjunturalmente, as coisas não estarem da forma que todos nós desejaríamos em termos de qualidade e quantidade da água no rio Tejo, que nós deixaríamos de manter esta aposta”, afirmou o presidente.

Vasco Estrela considera que, “independentemente da lampreia ser ou não pescada no rio Tejo, há todo um saber das nossas gentes que é importante que seja preservado. Não podemos também esquecer o fator económico, o facto de fazermos este Festival para promovermos o nosso concelho, não só no que diz respeito à lampreia mas também, neste caso concreto, ao presunto da Marca Mação”.

Para além da lampreia que se pode encontrar nos restaurantes, a Câmara Municipal de Mação irá oferecer um presunto “Marca Mação” para degustação. Uma oferta da Autarquia para quem visitar os restaurantes aderentes. Os encargos com a publicidade também ficam a cargo da Câmara Municipal, “pedindo-se apenas aos restaurantes que façam a sua parte, que é a parte principal, ajudando assim a promover os restaurantes e o concelho”, referiu Vasco Estrela.