Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Concelhos

Mação: Feira Mostra expõe o que o Concelho tem de melhor

17/06/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Executivo da Câmara Municipal de Mação apresentou esta sexta-feira, 16 de junho, o programa da 24.ª Feira Mostra do Concelho de Mação. Desta vez, os jornalistas foram desafiados a sair do Salão Nobre da Câmara Municipal e convidados a participar na conferência de imprensa que teve lugar na freguesia mais a norte do concelho, Cardigos.

“O facto de estarmos na freguesia mais a norte do concelho de Mação é simbólico do realce que queremos sempre dar a esta Feira. É uma Feira de todo o concelho de Mação e não a Feira da vila de Mação”, começou por explicar Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal.

A Feira Mostra, na sua 24ª edição, vai realizar-se entre 28 de junho e dia 2 de julho.

A Abertura Oficial da Feira, com visita do Executivo, tem lugar dia 28 de junho, às 18h30. Já a Visita Oficial à 24.ª Feira Mostra de Mação terá lugar no dia 30 de junho de 2017. O programa terá início com a inauguração do Centro de Negócios / Ninho de Empresas na Zona Industrial das Lamas, às 18h30, e contará com a presença do Secretário de Estado da Indústria, João Vasconcelos.

Trata-se de um “investimento avultado do Município”, de mais de 700 mil euros, “feito exclusivamente a partir do Orçamento Municipal e onde pretendemos ter um espaço para as empresas poderem desenvolver as suas atividades a preços muito competitivos, diria mesmo simbólicos. É o culminar de um processo que se iniciou há cerca de um ano e meio, com a aquisição de uns pavilhões devolutos e pensamos que ao criar esta obra, estamos a ajudar e a contribuir para a criação, aparecimento e fixação [de novas empresas], e também para a solidificação de algumas empresas que já possam existir no nosso concelho”, avançou Vasco Estrela.

O presidente também lembrou que, no sábado, dia 1 de julho, a partir das 18 horas, será feita a apresentação pública do projeto do CAO – Centro de Atividades Ocupacionais e do Lar Residencial. Trata-se de um projeto “que a Câmara vai desenvolver em parceria com o CRIA, reabilitando o antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Mação”.

Nesta edição de 2017, a Feira Mostra voltará a ter os dois stands de maior destaque do certame: o da Câmara Municipal de Mação e o da Associação “AmarMação”, que estarão no local mais central no recinto. Estarão, como habitualmente, interligados, num espaço amplo e de fácil acesso a partir de todo o recinto. Ali os visitantes poderão conhecer os principais projetos e trabalho da Câmara Municipal de Mação. No stand da “AmarMação” poderão conhecer a “Marca Mação”, as mais importantes fileiras de produção do Concelho, assim como os seus produtores, numa montra que vai expor aquilo que Mação tem de melhor para oferecer.

Feira do Livro

Outro dos destaques da Feira será a 19.ª edição da Feira do Livro, que irá ter lugar no Anfiteatro José Costa, à entrada da Feira.

Estarão presentes oito editoras e duas distribuidoras, representantes de várias editoras, com uma enorme oferta de livros para os visitantes.

No decorrer da Feira do Livro terão lugar vários lançamentos de livros e uma tertúlia literária. Destaque para quarta- feira, 28 de junho, às 21h15, para a apresentação do livro “Breve História de Abrantes”, de Alves Jana. Na quinta-feira, 29 de junho, às 21h00, será a vez da apresentação do livro “Peregrinação interior ao berço da Lusitânia”, da autoria de Camilo Mortágua, Pinhal Maior.

Na sexta, 30 de junho, às 21h30, tempo para uma Tertúlia Literária que trará a Mação Pedro Chaga Freitas. No sábado, 1 de julho, às 21h00, mais um livro a falar do concelho. Trata-se da apresentação de “Mação: Retrato Falado” de Vera Dias António, Médio Tejo Edições.

No dia do encerramento, domingo, 2 de julho, às 19h30, lugar para a apresentação do livro” Camminus Sapere”, de João Farinha e, às 21h00, Mação volta a falar dos seus com a apresentação do livro ”Carlos Saramago… de Mação para o Mundo”, de Carlos Saramago.

Vasco Estrela deixou ainda no ar a possibilidade de poder ocorrer durante a Feira do Livro, a apresentação do livro sobre Carlos Alexandre. Apresentação que não pôde ainda ser confirmada mas certo é que, a ocorrer, não contará com a presença do super juiz.

Música

No que à música diz respeito, o presidente da Autarquia considerou que a Feira tem um cartaz “diversificado”. Luís Represas, HMB, Fernando Pereira, Alma de Coimbra e Handmade são os destaques da animação musical do evento. “Artistas de renome na música portuguesa e artistas para vários públicos”.

Ao todo, o recinto da Feira terá dois palcos: o principal e um palco para os Grupos Concelhios, Ballet e DJs. As noites, de quarta-feira e de sábado, serão animadas por DJs, todos do Concelho de Mação.

“De registar também a importante participação de Grupos de Cantares concelhios que partilham a nossa identidade cultural com todos aqueles que nos visitam: Grupo de Cantares da Serra da Associação Recreativa e Cultural da Serra; Musical Amendoense; Grupo de Cantares do Grupo Cultural “Os Maçaenses” e Conservatório de Mação – FirMação”.

Gastronomia

A gastronomia é uma das fortes apostas da Feira Mostra de Mação. Este ano serão seis espaços de Restauração, atribuídos a seis Associações e IPSS do Concelho, que voltam a trazer à mesa ementas típicas do concelho.

Como nos anos anteriores é solicitada a integração de pratos da Carta Gastronómica do Concelho “À Mesa em Mação” nas ementas. Os visitantes da Feira Mostra podem contar com pratos típicos como Maranho, Chanfana, Cabrito no Forno, Javali, Migas, Cabidela, Sopa de Peixe, ou outros, como o Bacalhau Assado, Carnes de Alguidar, Entrecosto grelhado ou o sempre popular Frango na Brasa.

Os seis espaços de restauração vão estar a cargo da Associação Santo António; Associação Chão de Lopes; Grupo Desportivo e Recreativo de Carvoeiro; Associação Desportiva de Mação; Centro Social de São José das Matas e Centro de Dia de Aboboreira.

Na Feira Mostra estarão também presentes cinco bares que serão explorados por cafés/bares do concelho, junto à zona de espetáculos.

Exposição

Este ano serão 85 stands de exposição disponíveis no recinto da Feira Mostra, todos eles do Concelho de Mação e de algumas entidades regionais que o Município de Mação integra. Um motivo de grande satisfação e orgulho para Autarquia, que vê assim cumprido o objetivo maior desta iniciativa: “dar a conhecer o que de melhor se faz no Concelho”.

Atividades desportivas

As Associações representam uma parceria muito importante na organização da Feira Mostra do Concelho de Mação, “que o Município de Mação reconhece e agradece”. São várias as atividades que desenvolvem ao longo dos cinco dias do evento, atividades para todos os gostos, desde Torneio de Sueca, Futsal, Encontro de Cães de Parar, Torneio de Malha, Caminhada das Zagaias, Zumba, Trail ou Passeio de Motorizadas Clássicas e Passeio de Cicloturismo.

A Autarquia, para além de todas as animações programadas, terá novamente à disposição dos mais novos um Parque Infantil de Insufláveis e um aparelho para prática de atividades mais radicais que proporcionará muita diversão e brincadeira. Este ano terá um espaço novo, maior, sendo deslocado para a entrada oeste da Feira.

Quanto ao orçamento da Feira Mostra do Concelho de Mação 2017, “estamos a falar entre 100 a 120 mil euros. Mais ou menos o valor do ano passado”, assegurou Vasco Estrela.