Pesquisar notícia
segunda,
20 set 2021
PUB
Concelhos

Mação: Contas de 2016 aprovadas por maioria, com abstenção socialista

1/05/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Assembleia Municipal de Mação aprovou na quinta-feira os documentos de Prestação de Contas da Câmara Municipal, relativos ao ano de 2016.

Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal, disse-se “globalmente satisfeito com trabalho efetuado” pelo Executivo e informou que a execução da receita “é a melhor dos últimos anos”, ficando nos 88%.

“Tivemos receitas de quase 10 milhões de euros e é provavelmente a melhor receita que tivemos. Tivemos mais 700 mil euros de receita do que em 2015 e mais 1 400 mil euros do que em 2014, estando a Câmara Municipal de Mação, sistematicamente, a prescindir de verbas que poderia receber e que eram suas por direito próprio”, disse Vasco Estrela, dando como exemplo “a redução de 8,3% em relação à taxa mínima do IMI”.

“Os documentos são extremamente claros, objetivos e refletem na íntegra o que foi o ano de 2016”, afirmou o presidente, que adiantou ainda que 2016 “foi um ano de trabalho intenso e que deve ser avaliado de forma positiva”.

“Houve coisas que correram menos bem e que podiam ter sido feitas de maneira diferente mas, no essencial, fizemos o que nos propusemos fazer (…) e que vai de encontro aos compromissos assumidos nas últimas eleições”, explicou Vasco Estrela.

José António Almeida (PSD) considerou que este relatório “mostra que o Executivo foi honesto” e reforçou o pedido para que, pela primeira vez, fosse “votado por unanimidade”.

José Fernando Martins (PS), afirmou ser “a prestação de contas que apresenta um nível mais razoável de execução nos últimos anos”, realçando ainda a “abertura e disponibilidade” por parte do presidente Vasco Estrela na resolução dos problemas.

A Prestação de Contas recebeu elogios da bancada socialista no que diz respeito à área social e também de algumas obras públicas. No entanto, na opinião dos socialistas “faltou aquela pontinha de mais qualquer coisa”.

As Contas de 2016 da Câmara Municipal de Mação foram aprovadas por maioria em Assembleia Municipal, com oito abstenções dos deputados socialistas.