Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Mação: 25 de abril

Mação comemora 25 de abril com várias iniciativas

20/04/2021 às 17:35
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Câmara Municipal de Mação preparou um conjunto de atividades e iniciativas para comemorar o 25 de abril.

“Mação sempre viveu dias cheios e intensos nesta data”, particularmente pela promoção, há cerca de duas décadas, dos Passeios da Liberdade que juntam centenas de pessoas. Os Passeios voltam em novos moldes e o Município lança ainda vários desafios, alguns online, outros preparados em casa, pelos alunos e suas famílias.

Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação explica que "quando se fala tanto no sentido do que é a liberdade, e se está eventualmente a ser posta em causa, pensamos que é também importante pensar no que é a responsabilidade de a ter. A Câmara Municipal de Mação assume também esta, de não deixar esquecer este importante marco na nossa história, convidando os maçaenses a abraçar as várias propostas que deixamos".

Os desafios para esta data:

Os Passeios da Liberdade estão de volta

Os Passeios da Liberdade regressam, mas, este ano, de forma individual.

A Câmara Municipal de Mação promove estes Passeios desde 2002 tendo começado pelos de Cicloturismo e, depois os Pedestres e os Infantis em bicicleta. No ano passado, com a pandemia, não se realizaram mas este ano o Município decidiu “não voltar a deixar passar a data”.

Assim, vão realizar-se o 19.º Passeio de Cicloturismo, o 13.º Passeio Pedestre e o 11.º Passeio Infantil da Liberdade.

A proposta do Município de Mação é de que no dia 25 de abril, faça o seu Passeio da Liberdade, a pé ou de bicicleta e envie uma fotografia.

Os participantes receberão, depois, uma oferta da Câmara Municipal de Mação.

Envie para cik@cm-macao.pt (até 9 MB) ou através de mensagem privada para Facebook do Município.

Exposição: A Responsabilidade da Liberdade

Os alunos do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, a partir do 4.º ano, quando o tema é introduzido nos programas curriculares, foram desafiados a preparar um trabalho sobre o 25 de abril, na ótica do que é a responsabilidade de ter liberdade. O convite seguiu para que preparem os seus trabalhos em casa, com as famílias, para que este tema seja, também, debatido em casa.

A Exposição com os trabalhos dos alunos do Agrupamento de Escolas Verde Horizonte será simbolicamente inaugurada no dia 25 de abril na Galeria do Centro Cultural Elvino Pereira. A Exposição marca a reabertura da Galeria e pode ser visitada a partir de 26 de abril, com as regras de distanciamento e segurança determinadas, entre as 9h00 e as 17h30.

Uma selfie no 25 de abril

Inaugurada em 2019, a Chaimite é um marco da Liberdade que Mação acolheu e que lembra diariamente o muito que Portugal conquistou a 25 de abril de 1974.

A autoria é do artista António Colaço, que recuperou uma velha chaimite e a nomeou “Palavril", conjugação de Palavra + Abril.

O desafio no 25 de abril é que tirem uma selfie junto à Chaimite Palavril, que a partilhem nas redes sociais e que a enviem para cik@cm-macao.pt (até 9 MB) ou através de mensagem privada para Facebook do Município.

O 25 de Abril contado às crianças

Partilha de vídeo com história alusiva ao 25 de abril para os mais novos a disponibilizar nas redes sociais do Município.

Miniconcerto online pela SFUM

Música alusiva ao 25 de abril, pelo Grupo Coral da SFUM, a disponibilizar nas redes sociais do Município.