Pesquisar notícia
quinta,
05 ago 2021
PUB
Concelhos

Mação: Caminhos da Água regressam no fim-de-semana

20/07/2021 às 15:12
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Depois das Praias Fluviais de Carvoeiro e Ortiga, este fim de semana é a vez da Praia Fluvial de Cardigos e do Jardim Municipal em Mação receberem os Caminhos da Água.

Sábado, dia 24 de julho, pelas 16 horas, a Praia Fluvial de Cardigos recebe a “Pequena CircOOnferência”.

“Pequena CircOOnferência é uma conferência sobre o circo. Dedicada ao pequeno público, a performance flutua entre o rigor histórico da História do Circo Europeu, e a dimensão onírica de um historiador que aspira ser um artista de Circo. Inspirados nos diferentes registos bibliográficos, fomenta-se a vontade de ficcionar uma história, a partir dos factos da sua própria história. O percurso não é linear e a ideia é agitar, fazer refletir e formar massa crítica. O CircOOnferência é um ato de liberdade na reconstrução da História do Circo, escrito e interpretado com elementos de humor, risco e poesia e transversal a todas as gerações”.

 

Ainda no sábado, mas pelas 21H30, o palco para o Baile dos Candeeiros é o Jardim Municipal de Mação.

“Todos nós temos um universo mágico que carregamos da nossa infância. Candeeiros humanos, autónomos, espalhados por pontos estratégicos, transformam os espaços que habitam, e deslocam-se através deles com movimentos específicos: acendem, apagam, respiram, interagem…

Na época da ditadura, em Portugal, organizar convívios e encontros era um ato suspeito e perigoso. Tudo devia ser feito de uma forma subtil e camuflada. Originalmente criado na Foz do Douro, no Porto, o Baile dos Cinco Candeeiros original seguia esta dinâmica. Os homens que iam para a tropa ou para a guerra colonial, pretendiam apenas despedir-se das suas famílias e amigos, e para isso, organizavam este encontro. Era criado um ambiente intimista, com uma luz ténue e ao som de música de baile celebravam uma despedida e alimentavam esperanças de um regresso futuro. Mas este nem sempre acontecia. Este baile era o local de encontro, de amores, de danças e de aventuras”.