Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Concelhos

Mação assinala Dia Europeu de Arte Rupestre com visita a Cobragança

8/10/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Comemoração do Dia Europeu de Arte Rupestre assinala-se esta quarta-feira, dia 9 de outubro, e o município de Mação - fundador da rede CARP e membro da Rede UNESCO de Cidades da Aprendizagem - comemora esta data através do seu Museu de Arte Pré-Histórica, em estreita ligação com o Agrupamento de Escolas Verde Horizonte.

Num programa repleto de atividades para miúdos e graúdos, terá lugar uma caminhada com Visita Guiada às Gravuras de Cobragança e vai decorrer a atividade "5 minutos e 500 frases pela Arte Rupestre" durante a qual as escolas param durante 5 minutos para que os alunos escrevam uma frase sobre arte rupestre. A totalidade dos alunos da Escola de Mação, do 5º ao 12º ano, irão parar em simultâneo com os seus professores, dedicando 5 minutos à elaboração, cada um, de uma frase alusiva à importância da arte rupestre e da ciência. Posteriormente, estas frases serão sorteadas, e o vencedor irá ganhar...uma biblioteca. Trata-se de promover a noção de ligação entre arte, humanidades e ciências, e de promover a leitura, neste contexto.

A principal atividade, comum de todos os sítios neste evento, é o concurso de desenho europeu. Na sequência da visita a Cobragança as crianças têm oportunidade de participar do Concurso Europeu de Design chamado "A primeira arte dos europeus vista pelos europeus do futuro" que será a base temática de uma exposição itinerante posterior.

 

Consulte abaixo o programa de atividades completo:

9h15 Visita a Cobragança com as turmas de 3º ano da escola primária de Mação

9h30 Visita a Cobragança com a população

10h00 Atividade em Sala de Aula "5 minutos e 500 frases pela Arte Rupestre"

11h00 Atividade de experimentação na escola secundária

11h00 Atuação do grupo de dança da escola secundária

11h30 Sorteio da frase "5 minutos e 500 frases pela Arte Rupestre"

14h30 Atividade de experimentação na escola Primária e jardim-de-infância