Mação: Aluna brasileira apresenta Memórias Gastronómicas da Pesca

Concelhos 2018-11-07

Na próxima quinta-feira, dia 8 de novembro 2018, será apresentado o trabalho que Camila Osório desenvolveu entre Pelotas-Brasil e Mação-Portugal no âmbito do seu estágio de final de curso que está agora a desenvolver em Mação. O tema do trabalho é "Memórias Gastronómicas da Pesca - Narrativas Mação/Portugal - Pelotas/Brasil".

A população é convidada a assistir a esta apresentação que terá lugar, como referido, no dia 8 de novembro, às 18 horas, na Sala de Conferências do Museu de Arte Pré-Histórica de Mação.

O trabalho de investigação de Camila Osório incide exatamente sobre a memória social da gastronomia de base pesqueira na Freguesia de Ortiga, Mação, Portugal e na Colônia de Pescadores Z3, Pelotas, Brasil.

A aluna refere ainda que "não sendo um estudo comparativo, o projeto busca ampliar o entendimento sobre as nuances, práticas, relações sociais e características culturais e económicas associadas à memória gastronómica pesqueira no Brasil e em Portugal, buscando ainda o desenvolvimento de uma colaboração científica em estudos sobre memória social e património cultural entre o Museu de Arte Pré-Histórica de Mação (Instituto Politécnico de Tomar) e o Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da Universidade Federal de Pelotas (UFPel)".

Referir que este estágio, como outros que Mação acolhe de alunos estrangeiros, decorre no âmbito de um protocolo do Instituto Terra e Memória (ITM) com a Universidade Federal de Pelotas - Brasil.