Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Concelhos

Mação: Agrupamento de Escolas teve “Muito Bom” a triplicar

12/05/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, de Mação, divulgou na terça-feira os resultados do relatório de avaliação externa, na presença da comunidade educativa.

O Agrupamento alcançou muito bom nos três critérios de classificação: resultados; prestação de serviço educativo e liderança e gestão, distinguidos pela Inspeção Geral da Educação, no final de 2016.

Os pontos fortes sublinhados pela equipa da Inspeção são a diversidade da oferta educativa, parcerias ativas com diversas entidades, uma política educativa baseada na cooperação e relações interpessoais, a valorização da excelência como marca do Agrupamento com todos os recursos ao serviço da comunidade escolar e uma forte liderança na fixação das intenções educativas, lê-se no relatório.

Distinguidos no ano anterior pela UNESCO, como a “cidade da aprendizagem”, a Direção do Agrupamento de Escolas não poderia estar mais satisfeita com os resultados obtidos.

O diretor do Agrupamento, José António Almeida, referiu dois grandes desafios futuros, “evitar o abandono e, só depois de evitar o abandono, é que conseguimos permitir o sucesso” do aluno.

José António Almeida referiu alguns pontos que distinguem o Agrupamento de Escolas de Mação de outras da região, como o “Projeto Âncora”.  É um projeto que distingue “a assiduidade, o comportamento e o aproveitamento a 100%”.  O diretor concluiu que os resultados relativamente ao ano letivo 2015/2016 foram de 30,1% numa escala de 100.

Por sua vez, o Presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, salientou "a extraordinária avaliação” do Agrupamento que representa todo o concelho.

“A comunidade maçaense ficará orgulhosa destes resultados", aludiu.

O autarca referiu que a Câmara Municipal acompanha o Agrupamento de Escolas, sublinhando ainda que a Câmara trabalha "por vezes, num contexto difícil pelo que estes resultados são ainda mais importantes e devem ser valorizados, sendo um dia importante para o concelho". Vasco Estrela concluiu referindo esperar "que o retorno desta avaliação seja colocado cada vez mais ao serviço dos alunos".

 

Mais oferta formativa

José António Almeida salientou a oferta educativa para o ano letivo 2017/2018, com a abertura do Curso Técnico de Proteção Civil. Uma oferta formativa que já tinha sido sugerida pelo presidente da Câmara, aquando da tomada de posse da nova direção do Agrupamento.

“Nós disponibilizamos a oferta, só é necessário que haja vontade por parte dos alunos”, afirmou José António Almeida, adiantando que nem sempre “é fácil combinar as necessidades locais com as aspirações e vontade dos alunos”.

Para Vasco Estrela, o principal objetivo é “fixar pessoas no concelho”, sendo o despovoamento um dos graves problemas do concelho. A criação de cursos “nas áreas” empresariais que operam no concelho permite a fixação de alunos.

O presidente da Autarquia deixou em aberto algumas das áreas em que o Agrupamento poderia responder às necessidades locais, como os produtos endógenos, a área da saúde, o âmbito social, a proteção civil e a floresta.

 

 

Fátima Saraiva_ Estagiária ESTA