Pesquisar notícia
terça,
21 set 2021
PUB
Concelhos

Mação: “À Conversa com…” vai lembrar as crianças austríacas acolhidas no concelho

24/07/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O próximo “À Conversa com…” vai trazer uma parte da história do Concelho de Mação, desconhecida de muitos. Na próxima sexta-feira, 27 de julho 2018, às 21h00, o Auditório do CC Elvino Pereira recebe “As crianças Austríacas em Mação”, tema apresentado por Mário Tropa Alves.

As Crianças Cáritas traziam uma mala e, ao pescoço, um cartão com o nome, um número e o apelido da família que as iria receber. Foram cerca de 3800 as crianças austríacas acolhidas, entre 1947 e 1953, por famílias portuguesas, num programa conjunto da Cáritas Austríaca e da Cáritas Portuguesa.

Fugiam à destruição, à fome e à miséria do pós-guerra. Afastavam-se, durante alguns meses, de uma pátria devastada pela guerra, encontrando em Portugal afetos, bem-estar, melhores cuidados de saúde e alimentação.

A maioria das crianças regressaram ao seu país, para junto dos familiares, outras (três no Concelho de Mação) ficaram, definitivamente, com as famílias de acolhimento.

O objetivo desta conversa é manter viva a lembrança dessas 32 crianças austríacas que, entre 1947 e 1952, foram acolhidas por famílias do Concelho de Mação, nas Freguesias de Cardigos, Envendos e Mação.

Os contactos entre as crianças Cáritas, entretanto adultas, e as suas famílias portuguesas que as tinham recebido perduraram, nalguns casos, ao longo de décadas e gerações, constituindo ainda hoje uma forte corrente de amizade entre a Áustria e Portugal.