Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Incêndio em churrasqueira evacua Retail Parque de Abrantes

23/04/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A PSP encerrou todo o parque de estacionamento do Retail Parque de Abrantes

Um incêndio na chaminé da churrasqueira “Dona Brasa”, no Retail Parque de Abrantes, levou no início da tarde desta terça-feira, à evacuação de todo o espaço por causa do fumo intenso que “invadiu” os espaços comerciais. O fogo terá começado pouco depois das 13 horas na parte superior da chaminé da churrasqueira que estava a laborar em pleno para servir almoços e encomendas e tinha já um elevado número de clientes.

Assim que chegaram ao local, as autoridades, Bombeiros Voluntários de Abrantes e Polícia de Segurança Pública, fecharam o acesso automóvel ao retail parque por forma a garantir a segurança necessária às operações de extinção do fogo.

Nuno Pereira, responsável pela equipa de socorro dos Bombeiros de Abrantes, confirmou que o incêndio ficou confinado à chaminé da churrasqueira e que, quando chegaram ao local, a primeira ação foi evacuar o espaço interior e retirar três “vítimas que aparentavam problemas ligeiros” devido à existência de muito fumo no interior do espaço de restauração e nas escadas de acesso ao telhado. Depois de terem apagado o fogo a ação prioritária foi o arejamento de todo o espaço com recurso a ventoinhas, estando todo o retail parque de Abrantes com as lojas fechadas ao público. No final das operações de socorro os Bombeiros registaram apenas um ferido ligeiro, tratado no local, por inalação de fumo.

De acordo com um funcionário da churrasqueira os grelhadores estavam a funcionar em pleno quando “começou a cair lume da chaminé”. Foi nesse momento que avançaram os empregados com extintores das várias lojas para tentar apagar o fogo. Esta explicação foi depois corroborada pelo proprietário do restaurante Viriato Roldão. O responsável revelou ainda que o fogo foi apenas na chaminé, por cima do extrator de fumos, embora tenha causado um prejuízo enorme cujo valor está longe de ser apurado. “O prejuízo é elevado mas só depois de termos tudo limpo é que teremos a noção” destacou.

Viriato Roldão explicou à Antena Livre que tinha a casa a funcionar em pleno que ainda esta manhã, cerca das 10h30m, tinha mudado os filtros dos extratores de fumo, pelo que essa não foi a origem do fogo, algo que só a peritagem vai avaliar. “O braseiro da churrasqueira foi imediatamente tapado com panos para minimizar o foco de calor”, garantiu o proprietário que não sabe ainda quando vai voltar a abrir a casa devido aos trabalhos de limpeza e reparação dos estragos causados pelo fogo.

Os proprietários do Retail Parque de Abrantes também estiveram no local. José Luis Silva da empresa Isatel revelou que o fogo não causou qualquer prejuízo na estrutura do espaço comercial e que as lojas só estavam fechadas ao público para poder ser feito o arejamento interior para libertação dos fumos. Após esse trabalho só a churrasqueira vai ter de ficar fechada para as reparações necessárias. José Luís Silva destacou que apenas a chaminé apresentou danos e que é uma estrutura alvo de manutenção regular: “Ainda esta manhã estiveram a ser mudados os filtros, pelo que não sabemos a origem do fogo”.

Quanto às causas vão aguardar com serenidade as peritagens que terão de ser efectuadas para perceber o que terá originado esta situação que não teve uma gravidade maior pela intervenção rápida do pessoal das lojas, primeiro, e pelos bombeiros, depois evitando assim um eventual alastramento aos outros espaços do complexo.

 A situação estava a ficar normalizada por volta das 16 horas, embora os estabelecimentos comerciais continuassem fechados ao público para permitir o arejamento total do espaço.