Pesquisar notícia
terça,
21 set 2021
PUB
Concelhos

Especial Mação: Área Social continua a ser prioridade para o Município

28/06/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Uma das aéreas prioritárias da Câmara Municipal de Mação é a área Social, foi neste sentido que o Município criou o Clube Sénior.

O Clube, que conta com vários técnicos especializados, pretende combater a solidão e a ocupar os tempos livres da população mais idosa do Concelho.

Para Vasco Estrela, presidente da Câmara Municipal de Mação, é uma resposta “interessante” que o Município presta, inserida no Gabinete de Apoio à Pessoa Idosa.

“As atividades do Clube são levadas a vários pontos do concelho onde se promovem um conjunto de atividades lúdicas, desportivas e recreativas para os mais idosos. E tem como objetivo estimular um pouco de atividade junto dos mais velhos”, salientou o autarca.

Os dois grandes projetos do Clube Sénior são a prática de exercício físico e o projeto Recordar e Cantar. Semanalmente, há aulas de ginástica nos grupos do Clube, gratuitas, com uma professora do Município que se desloca a várias localidades.

Por sua vez, o Projeto Recordar e Cantar procura a recuperação de cantigas antigas, tradicionais, ensaios e uma apresentação anual dos trabalhos desenvolvidos nos vários grupos.

O Clube Sénior tem cerca de duas centenas de inscritos e abrange o Concelho com 14 grupos formados que funcionam em Amêndoa, Aldeia de Eiras, Chão de Lopes, Chão de Codes, Mação (Castelo, Pereiro, Caratão e Mação), Rosmaninhal, Ortiga, Penhascoso, Queixoperra/Serra, Envendos, São José das Matas, Cardigos, Chaveira e Carvoeiro.

As atividades são desenvolvidas nas sedes de freguesia, mas para aqueles que vivem nas aldeias mais próximas, o Município garante transporte gratuito.

O Clube Sénior funciona todo o ano, exceto em agosto. Além das atividades semanais ou mensais há alguns momentos ao longo do ano que reúnem os munícipes que pertencem ao Clube. No Dia do Idoso apresentam o trabalho desenvolvido no Projeto Recordar e Cantar. Já no Dia da Mulher são realizados ateliers sobre vários temas. E no verão há um passeio para todos que este ano se realizará em julho e tem como destino Fátima e Nazaré.

Câmara comparticipa medicamentos

O Município e a Associação Dignitude, no âmbito do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, assinaram um protocolo com vista à comparticipação das despesas com medicamentos dos munícipes maçaenses

Informa a Autarquia de Mação que com este protocolo, os beneficiários poderão usufruir de comparticipação que abrange exclusivamente os medicamentos, quando prescritos em receita e comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde, sendo que é conferido ao beneficiário o direito a um apoio adicional ao atribuído pelo SNS, em 50% na parte que cabe ao utente. A Câmara de Mação disponibiliza uma verba anual de 8.000 euros para o efeito.

O presidente da Câmara Municipal relembra que este protocolo “decorre também daquilo que foi o nosso compromisso eleitoral de ter políticas mais efetivas nesta matéria”.

Atualmente, o Município está a receber candidaturas ao apoio e está em fase de avaliação das mesmas.