Pesquisar notícia
quarta,
29 set 2021
PUB
Concelhos

Especial/Festas: Abrantes INVEST apresenta resultados

15/06/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Quase ano e meio depois da apresentação do Abrantes INVEST, a Câmara Municipal de Abrantes faz um balanço bastante positivo da campanha. Com quase uma centena de reuniões com investidores presenciais e individualizadas e os incentivos amplamente divulgados, os resultados apresentam-se agora com números reais.

No Apoio ao Emprego Qualificado no Parque Tecnológico do Vale do Tejo, foram aprovadas 7 candidaturas no valor de 44.873,18 euros, estando ainda uma candidatura em análise.

No que diz respeito à iniciativa “+ Comércio no Centro”, foram criados 26 postos de trabalho. Foram aprovadas 23 candidaturas, num total de 44.430,00 euros e está ainda uma candidatura em análise. A taxa de sobrevivência cifra-se nos 86%.

Relativamente à atividade no Parque Industrial, foram aprovadas, para ampliação e relocalização, 4 candidaturas. Uma nova empresa também viu aprovada a sua candidatura e há uma nova empresa que espera aprovação da Câmara Municipal. O Parque Industrial conta ainda com uma candidatura em análise, 1 projeto de ampliação em curso e 1 projeto de uma nova empresa com projeto aprovado.

A cereja no topo do bolo foi divulgada em reunião do Executivo de 15 de maio. O Parque Industrial vai acolher a Tectania, Tecnologia Automóvel, Lda. Um investimento de 44 ME até 2023 que vai proporcionar a criação direta de 251 postos de trabalho.

A empresa, a instalar no Parque Industrial Abrantes - Zona Sul, focará o seu negócio na investigação, conceção, desenvolvimento e fabricação veículos automóveis e motociclos para utilização maioritariamente em ambiente fora de estrada, equipados com sistema de propulsão convencional ou elétrico. A atividade será potenciada com a instalação de uma nave industrial de 6.500 m2.

Para além da aposta na “fabricação e comercialização de um automóvel representativo de uma marca portuguesa, a Tectania irá inovar igualmente com a fabricação de motociclos direcionados para o segmento de off-road/aventura”.

A Previsão Anual Vendas em 2021 aponta para 3000 carros e 3100 motociclos.

Aquando da divulgação da instalação da Tectania, a presidente da Câmara Municipal, Maria do Céu Albuquerque, congratulou-se com o investimento anunciado “que tem vindo a ser trabalhado desde há um ano para cá”, em concreto desde o dia 8 de fevereiro de 2017. Um investimento que, neste momento, “está consolidado e que apresenta garantias de ser um investimento muito avultado e que vai criar cerca de 300 postos de trabalho”.

“Foi graças ao acompanhamento que demos a este processo e à disponibilização de um terreno de forma imediata a preço simbólico, a 1,5 euros o metro quadrado, numa área de cerca de 90 mil metros quadrados de terreno disponível, que a situação se concretizou”, fez notar a presidente.