Pesquisar notícia
quarta,
12 mai 2021
Concelhos

Escola de Alvega com projeto de requalificação de 440 mil euros (C/ÁUDIO)

28/04/2021 às 16:45
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Executivo Municipal de Abrantes aprovou esta terça-feira, dia 27 de abril, em reunião extraordinária, o projeto referente à empreitada de requalificação da Escola de Alvega que irá ser lançada muito em breve. Trata-se de uma empreitada com um preço base de 441 mil euros.

Esta requalificação tem o prazo de execução previsto de 180 dias, a intervenção irá incidir ao nível da fachada, com pinturas e substituição de toda a caixilharia de forma a melhorar o comportamento térmico do edifício; a criação de acessibilidade para mobilidade reduzida, com a construção de duas rampas (uma na entrada principal do edifício e a outra de acesso à sala polivalente no piso -1).

Ainda de acordo com o projeto, no piso -1 da escola será criada uma sala polivalente, que servirá para eventos ou para atividade física no interior, em caso de condições climatéricas adversas; os anexos existentes serão transformados em balneários e zona de sanitários de apoio ao espaço exterior, com a retirada da cobertura de amianto.

Já no piso 0, vai ser criada uma instalação sanitária para mobilidade condicionada; o refeitório e copa irão passar para este piso de entrada, cumprindo todos os requisitos técnicos; haverá uma sala de atividades para o pré-escolar; a par com a sala de professores e a sala dedicada ao pessoal não docente.

Quanto ao piso 1, todas as instalações sanitárias vão ser remodeladas e ampliadas. Serão instaladas salas de aula, uma sala polivalente, a Biblioteca/Centro de Recursos e o Gabinete de Coordenação.

No âmbito desta intervenção, vão ainda ser substituídos todos os pavimentos de circulação

Depois da aprovação da requalificação da escola de Tramagal, Alvega era, segundo o presidente da Câmara de Abrantes, a que ficava mais fragilizada. Situação que vai agora ser alterada numa empreitada com um prazo de 180 dias como explicou Manuel Jorge Valamatos.

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

O vereador do Bloco de Esquerda, Armindo Silveira, disse concordar com o projeto, apesar de lembrar uma promessa eleitoral do Partido Socialista sobre a construção de um novo Centro Escolar em Alvega. O vereador lembrou ainda que a escola está em leito de cheia e essa declaração provocou alguma discussão com Manuel Jorge Valamatos.

Armindo Silveira, vereador BE CM Abrantes

Voltando atrás para responder a Armindo Silveira, Manuel Jorge Valamatos diz que não é preocupante que alunos do concelho estudem em concelhos limítrofes até porque, recordou o presidente, muitos mais alunos de outros concelhos estão a estudar em Abrantes.

Manuel Jorge Valamatos, presidente CM Abrantes

Rui Santos, vereador do PSD, apoiou a obra em Alvega e lembrou que esta fazia parte do programa eleitoral do partido.

Rui Santos, vereador PSD CM Abrantes

A vereadora com o pelouro da educação na Câmara de Abrantes pediu para usar da palavra e relembrar a situação do passado recente. Celeste Simão referiu ainda que o estado da escola de Alvega também não é assim tão mau quanto querem fazer passar.

Celeste Simão, vereadora PS CM Abrantes

A Escola EB1/JI de Alvega é atualmente frequentada por 69 alunos, dos quais 44 são do 1º Ciclo e 25 do Jardim de Infância, num total de três turmas (duas de 1º Ciclo e uma de Jardim de Infância).