Pesquisar notícia
domingo,
19 set 2021
PUB
Concelhos

Emília Nadal expõe “Paixão” em Sardoal

5/04/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Tal como nos anos anteriores, a Semana Santa de Sardoal vai contar com vários momentos culturais, nomeadamente, duas exposições que são inauguradas hoje.

No Centro Cultural Gil Vicente Emília Nadal expõe pela primeira vez alguns dos seus trabalhos de pintura, sob o tema “Paixão”.

Em declarações ao JA, Pedro Rosa, vereador com o pelouro da Cultura, afirmou que Emília Nadal “dispensa apresentações”, pois é conhecida “por todos os cantos do país, por todas as coleções particulares e algumas institucionais”.

Quanto à exposição, Pedro Rosa referiu que o trabalho de pintura da artista foi o que mais despertou “interesse” ao Município.

Acho que esta exposição vem efetivar aquilo que realmente o presidente Miguel Borges já vem dizendo há algum tempo - que interioridade não é sinónimo de inferioridade, mas sim sinónimo de qualidade. Assim, aquilo que temos tentado, é trazer ao Sardoal nomes relevantes do panorama artístico na área da pintura, da escultura”, etc.

Os sardoalenses e quem nos visita não necessitam necessariamente de se deslocar a Lisboa ou ao Porto para visitar e ter contactos com estas obras, porque pode tê-lo aqui no Sardoal”, vincou o responsável, referindo que o Centro Cultural “é um espaço de referência para quem nos visita, não só pela qualidade das exposições que fazemos, mas também pelo teatro ou pela música. É um espaço que convida ao recolhimento e à reflexão e, portanto, à contemplação destes trabalhos”.

A exposição de Emília Nadal, intitulada “Paixão” vai ficar patente no Centro Cultural Gil Vicente entre 5 de abril a 9 de junho, com inauguração anunciada para hoje, às 17h00.

Também o espaço Cá da Terra, em Sardoal, vai acolher, entre 5 de abril e 9 de junho, a exposição “Projeto Capela 2019”.

Realizado há 18 anos, o Projeto é exposto no espaço Cá da Terra pelo sexto ano consecutivo, resultando num conjunto de trabalhos realizados pelos alunos do Agrupamento de Escolas deste Concelho, alusivos aos tapetes de flores da Semana Santa.

Na inauguração da exposição, que terá lugar hoje, pelas 17h30, serão entregues os diplomas aos participantes do concurso.

Pedro Rosa referiu que “desde há seis anos o Espaço Cá da Terra decidiu valorizar ainda mais este Projeto. Portanto, naquele espaço apresentamos à comunidade os desenhos que os alunos desenvolvem durante estes meses que antecedem a Semana Santa”.

Depois, entre os cerca de 130 trabalhos selecionados para a exposição, um será escolhido para ser executado no chão da Capela do Senhor dos Remédios.

Sabendo eles da tradição dos tapetes de flores no Sardoal, o desafio que lhes é lançado é que idealizem um desenho que possa ser reproduzido na Capela do Senhor dos Remédios, envolvendo toda a comunidade escolar na sua concretização”, afirmou o responsável.

Joana Margarida Carvalho