Pesquisar notícia
sábado,
18 set 2021
PUB
Concelhos

COVID-19: Presidente da Câmara de Mação em isolamento após contacto com GNR que acusou positivo (C/ÁUDIO) (ATUALIZADA)

6/04/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O presidente da Câmara de Mação, Vasco Estrela, entrou hoje em isolamento, depois de um contacto da delegada de Saúde da Sertã. Na sua página pessoal no Facebook, Vasco Estrela explica aos cidadãos os motivos porque está em isolamento: esteve numa ação de sensibilização sobre a COVID-19 com a GNR e um dos militares, da Sertã, acusou positivo. Logo, como esteve em contacto com ele foi-lhe recomendado o isolamento.

O autarca explica assim o passo dado: “No estrito cumprimento dos meus deveres e obrigações de Presidente da Câmara Municipal de Mação participei, no dia 3 de abril, a convite da GNR, numa ação de sensibilização junto dos automobilistas, na EN 2 junto Vila de Rei. Nessa ação participaram outros Presidentes de Câmara, de Junta de Freguesia, entre os quais o Carlos Leitão, de Cardigos.” Ao que apurámos o destacamento da Sertã da GNR fez uma ação de sensibilização junto dos automoblistas no sentido de os informarem daquilo que eram as regras em vigor. Daí que estivessem na zona vários autarcas, ao que nos explicaram com as distãncias de segurança recomendadas.

Vasco Estrela disse à Antena Livre que ontem foi “confrontado com o facto de um militar da GNR que estava no local, ter acusado positivo para o Covid-19. Fui então informado que, tendo em conta o esporádico contacto que tive com o militar (breves minutos) e tendo em conta o espaço aberto onde estávamos não haveria motivos para alterar substancialmente a minha vida habitual, coisa que fiz”.
Só que esta segunda-feira, dia 6 de abril, o presidente da Câmara de Mação, cerca das 12h, recebeu um telefonema da autoridade de saúde a pedir que entrasse em isolamento profilático. Ou seja, Vasco Estrela deverá estar “durante 14 dias isolado, ou então até fazer o respetivo teste à COVID-19 e ter resultado compatível com o regresso à normalidade”.

Vasco Estrela afirmou que este é um processo normal, está bem e não apresenta sintomas, mas tem de dar o exemplo e cumprir as recomendações da autoridade de saúde. Se é para ficar isolado é isso que vai fazer, mantendo as suas atividades de presidente de Câmara, uma vez que estar isolado não significa estar fechado para o mundo.

À Antena Livre explica que se despediu da mulher e das filhas que vai agora ver nos próximos dias através das novas tecnologias, pois já está no seu local de isolamento.

Na mensagem da rede social explica que manterá as funções: “Durante este tempo manterei as minhas funções de presidente com as necessárias adaptações fruto da distância física a que agora estou obrigado. Aceito esta condição como consequência dos riscos inerentes à função que exerço e de quem assume sempre todas as responsabilidades a que está obrigado”.

Vasco Estrela, presidente da Câmara de Mação

Ao que a Antena Livre conseguiu sabar esta ação de sensibilização aconteceu na última-sexta feira, dia 3 de Abril, na Estrada Nacional 2, sentido Vila de Rei/Abrantes. Estiveram representadas nesta ação de sensibilização aos automobilistas diversas entidades, militares, de saúde e autárquicas, nomeadamente representantes das juntas de freguesias de S. João do Peso, Vila de Rei e Fundada, Castelo e Cabeçudo e União de Freguesias de Cernache do Bonjardim, Nesperal e Palhais. Também estiveram representadas as câmaras de Mação, Vila de Rei e Sertã e representantes dos bombeiros voluntários de Cernache do Bonjardim, Vila de Rei e Sertã, bem como a Delegada de Saúde Pública do Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Interior Sul. Todas as pessoas que estiveram nesta ação estão sinalizadas pela Saúde Pública do Pinhal Interior Sul.

 

Presidente de Mação está em vigilância mas no ACES do Pinhal Interior Sul

Esta tarde o presidente da Câmara Municipal de Mação, Vasco Estrela, anunciou na sua página pessoal do Facebook que está em isolamento depois de ter recebido um contacto da delegada de saúde da Sertã. Vasco Estrela esteve numa ação de sensibilização com o tenente da GNR que testou positivo na Sertã por isso, vai fazer o seu processo de isolamento. Está em casa, sozinho, afastado da mulher e dos filhos à espera do momento para fazer o teste ao novo coronavírus.

Mas se o presidente da câmara está em vigilância ativa como é que Mação continua com apenas três casos de vigilância no Boletim Epidemiológico? Maria dos Anjos Esperança explica de forma simples. Apesar de Vasco Estrela viver em Mação (ACES Médio Tejo) o contacto que teve com a pessoa infetada está a ser gerido pela delegada de Saúde Pública do ACES Pinhal Interior Sul, logo o presidente Vasco Estrela faz parte dos números deste ACES e não do da sua área de residência.

Maria dos Anjos Esperança explica a situação do presidente da Câmara de Mação