Pesquisar notícia
domingo,
19 set 2021
PUB
Concelhos

COVID-19: Municípios implementam Plano de Contingência

11/03/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Seguindo as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS), a Câmara Municipal de Abrantes implementou esta semana o Plano de Contingência da propagação da infeção humana pelo coronavírus COVID-19 nos edifícios e equipamentos municipais, com o objetivo de proteger a saúde de todos os que trabalham e frequentam os serviços municipais, enfrentar eventuais impactes e antecipar estratégias e procedimentos que garantam a gestão dos serviços camarários.

A coordenação deste Plano de Contingência é do Presidente da Câmara.

Foi constituída uma estrutura interna para acompanhamento e, em caso de necessidade, de definição de medidas e respetiva articulação com as entidades de saúde e outros agentes de proteção civil.

Será feita a monotorização permanente das medidas tomadas e a tomar.

Foram disponibilizados kits de proteção para os trabalhadores distribuídos pelos diversos serviços.

O Plano de Contingência informa os trabalhadores sobre o novo vírus; elucida sobre as medidas de prevenção e controlo desta infeção e relativamente aos procedimentos e medidas a adotar perante a identificação de casos suspeitos ou confirmados e define grupos de trabalho para acompanhamento e tomadas de decisão. São também definidas as áreas de isolamento (5) nos diversos equipamentos municipais.

O procedimento de implementação do Plano de Contingência divide-se em três fases: preparatória e de promoção da prevenção; de ação, em caso de existência de casos confirmados entre os trabalhadores e de recuperação, também em casos confirmados.

O Plano de Contingência da Câmara Municipal de Abrantes COVID-19 foi desenvolvido com base nas orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS) e está a ser divulgado junto dos trabalhadores dos vários edifícios da Autarquia.

No dia 09 de março, realizou-se nos Paços do Concelho uma reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil para acompanhamento da situação do COVID-19. Foi apresentado o Plano e abordada a possibilidade de articulação com outras entidades, em caso de necessidade.

À tarde, realizou-se uma reunião interna com os chefes das diversas divisões para apresentação do documento com vista à sua divulgação junto de todos os trabalhadores.

O Conselho Municipal de Segurança reuniu ontem, dia 10 de março, altura em que o Plano foi também apresentado aos conselheiros.

Ativadas estas medidas internas, a autarquia relembra a todos os cidadãos que é fundamental o cumprimento das medidas de prevenção recomendadas e qualquer suspeita deve ser comunicada nos termos descritos pela DGS.

A Câmara Municipal de Abrantes continuará a informar toda a comunidade das decisões e medidas que venham a ser adotadas pela DGS.

Também o presidente da Câmara Municipal da Sertã, José Farinha Nunes, ativou esta quarta-feira, dia 11 de março, o Plano de Contingência Coronavírus COVID-19, considerando os riscos de propagação do COVID-19, de acordo com as orientações do Governo e da Direção-Geral da Saúde.

O Plano de Contingência pode ser consultado no site da internet da Câmara Municipal da Sertã.

Ativado o plano, a autarquia relembra que é fundamental o cumprimento das medidas de prevenção recomendadas pela Direção Geral da Saúde.

Já o Município da Chamusca elaborou o Plano de Contingência para a Infeção pelo Coronavírus-COVID19, destinado à sua estrutura interna de funcionários e colaboradores.

A nível municipal, com parecer do Grupo Coordenador do Plano, foi ativada a 1.ª fase do Plano de Contingência, a Fase de Monitorização, uma vez que não existe qualquer registo de colaboradores / funcionários com suspeitas ou confirmação de infeção pelo COVID-19.

Em Vila Nova da Barquinha foi aprovado o Plano de Contingência Coronavírus COVID-19, estando o mesmo afixado nos locais de estilo dos edifícios municipais e disponível também no site da Câmara Municipal.

O presidente deu ainda conta que a Comissão Municipal de Proteção Civil vai reunir esta quinta-feira, pelas 9:30, para análise do Plano bem como os critérios / avaliações de encerramento de equipamentos públicos.