COVID-19/Mação: Serviço de Ação Social acompanha 3 casos de vigilância ativa no concelho

Concelhos 2020-03-26

O presidente da Câmara Municipal de Mação faz saber em comunicado que “atendendo à Pandemia do Coronavírus – Covid-19 e com as notícias diárias que confirmam a propagação do mesmo no nosso País, informo que o Serviço de Ação Social (SAS) da Câmara Municipal de Mação acompanha de perto, neste momento, 3 casos de vigilância ativa para Covid-19 no nosso concelho”.

Vasco Estrela informa que as “pessoas foram devidamente referenciadas pela competente Autoridade de Saúde, tendo sido ativados os respetivos procedimentos de isolamento profilático (quarentena). Até à data são estes os números, não existindo registo de casos confirmados de Covid-19 no concelho de Mação”.

O autarca adianta que as três pessoas em vigilância, “não tendo família próxima no nosso concelho ou outro meio de suporte, e de forma a responder às necessidades mais prementes destas três pessoas que residem na Freguesia de Amêndoa, a Câmara Municipal de Mação encetou as respetivas diligências para que as mesmas fossem supridas. Neste sentido, o Serviço de Ação Social da Autarquia deslocou-se já ao local para, dentro das normas estabelecidas para este tipo de situações, fazer chegar os bens solicitados, que dizem essencialmente respeito a medicamentos, termómetro, outros aparelhos de diagnóstico médico e bens de primeira necessidade”.

Neste contexto do Coronavírus, o SAS tem realizado contactos junto da população idosa de todo o concelho, essencialmente dos mais de 300 munícipes idosos que vivem sozinhos e/ou isolados, no sentido de auscultar as suas necessidades, sendo que se encontra no terreno a dar resposta a algumas solicitações, que dizem essencialmente respeito a acesso a medicamentos.

“Considerando os tempos difíceis que vivemos, assim como toda a preocupação e tensão de que esta conjuntura se reveste, apelo a que todos cumpram escrupulosamente as recomendações amplamente divulgadas pelas autoridades competentes, assim como todas as medidas decretadas pelo Governo no âmbito do Estado de Emergência declarado na semana passada”, diz Vasco Estrela que chama ainda a atenção de que, “nestas ocasiões, facilmente surgem informações não confirmadas sobre pessoas alegadamente infetadas aqui ou ali, que acabam por se propagar de forma massiva induzindo a comunidade em erro. Apelo, por isso, que tenham em consideração apenas as informações oficiais, divulgadas diariamente pelas autoridades de saúde”.

A Câmara Municipal de Mação fará uma atualização diária da situação no concelho, “numa política de transparência para com a população”. Vasco Estrela deixa o apelo para que “mantenham o isolamento e distanciamento sociais solicitados nesta fase tão difícil que vivemos para que a possamos ultrapassar da melhor forma”.