Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Concelhos

COVID-19/Chamusca: Município apoia munícipes com isenções

31/03/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Município da Chamusca aprovou, ao lado dos outros seis municípios associados da empresa Águas do Ribatejo, um pacote de medidas excecionais de apoio às famílias, às empresas e às instituições, cujo impacto financeiro poderá rondar os 500 mil euros, para os próximos 3 meses.

As medidas passam pela isenção das tarifas fixas de água e de saneamento, cobradas aos clientes da Águas do Ribatejo.

O pacote de medidas vem na sequência da situação que vivemos atualmente, por causa da pandemia da COVID-19 que, para além das implicações em matéria de saúde pública, veio provocar um conjunto alargado e variado de constrangimentos à vida das famílias, empresas e instituições, alguns dos quais com forte impacto na sua situação económico-financeira.

Assim, “neste momento difícil, e com base no espírito de solidariedade e de responsabilidade social que têm sido os pilares fundamentais da Águas do Ribatejo, a empresa entende ser o seu dever apoiar aqueles que mais precisam, mitigando os impactos decorrentes da situação atual”.

Água e saneamento

Para as famílias, cujo rendimento tenha sofrido uma redução acentuada e que, por esse facto, se encontrem em situação de vulnerabilidade económico-financeira, será concedida uma isenção (total ou parcial) das tarifas fixas de abastecimento de água e de saneamento, por requerimento à empresa.

As empresas que, por imposição legal, se viram obrigadas a encerrar ou a reduzir significativamente a sua atividade, poderão beneficiar da isenção das tarifas fixas de água e saneamento.

As instituições e agremiações privadas de beneficência, culturais, desportivas, sem fins lucrativos e outras de interesse público, será ainda concedida automaticamente a isenção das tarifas fixas de água e saneamento.

Estas medidas excecionais, para apoiar os mais afetados por esta pandemia de COVID-19 e pelos constrangimentos decorrentes do Estado de Emergência, representam um esforço significativo por parte da empresa e poderão vir a implicar um ajustamento dos planos, nomeadamente em termos dos investimentos previstos para este ano.

Importa ainda salientar que, para além destas medidas, a Águas do Ribatejo continua a ter disponível um Tarifário Social e um Tarifário para Famílias Numerosas.

Para mais informações sobre estes apoios, e as condições de acesso aos mesmos, pode consultar a página da AR na internet em www.aguasdoribatejo.com ou contactar através do e-mail geral@aguasdoribatejo.com ou pelo telefone 263 509 400 (dias úteis, das 09:00h às 18:00).

O presidente da Câmara, Paulo Queimado refere que, “da posição manifestada pelos presidentes de Câmara, podem haver ainda outras medidas relacionadas com os Resíduos Sólidos Urbanos, que carecem ainda de discussão nas respetivas Câmaras Municipais, recordando que, no caso do concelho da Chamusca esta situação não se coloca porque o Município já não cobra tarifa fixa de resíduos sólidos urbanos aos seus munícipes”.

Referiu ainda que o Município está a estudar um conjunto de medidas suplementares de apoios às empresas e às famílias, estando neste momento a fazer o levantamento das reais necessidades no concelho e que serão tomadas medidas concretas, direcionadas aos que mais precisam, recusando-se a tomar medidas populistas e avulsas que não tenham um real impacto para aqueles que mais precisam.