Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
1

COVID-19: Abrantes avança com isenção ou descontos na fatura da água

4/04/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Imagem Facebook

A Câmara Municipal de Abrantes divulgou este sábado, 4 de abril, um pacote de medidas de apoio às famílias, empresas e às Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho. Trata-se de um pacote de descontos e isenções nas faturas de águas e ambiente. Trata-se de um apoio nos próximos três meses, ou seja, abril, maio e junho.

Através de um vídeo divulgado esta tarde nas redes sociais, o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, dá conta do pacote de medidas que tinha já sido meio anunciado na última reunião do executivo municipal, no dia 31 de março. Na altura o autarca tinha dito que estavam a ser estudados os mecanismos e a forma de criar o pacote de ajuda aos munícipes do concelho. Hoje anunciou um investimento de cerca de 250 mil euros para que pessoas, empresas e instituições estejam isentos ou tenham reduções nas faturas de ambiente, ou seja, nos custos com água, taxa de saneamento e taxa de resíduos sólidos e urbanos.

Desta forma, numa tabela de apoios, que pode consultar AQUI, ficamos a saber que:

- As IPSS contarão com uma isenção total da fatura da água.

- As famílias com redução de 15% do rendimento bruto do agregado familiar, estabelecimentos encerrados, associações juvenis, culturais, desportivas e sociais estarão isentas do pagamento neste período.

- As famílias que já beneficiam de tarifário social e as famílias sem perda de rendimento, contarão com uma redução de 20% do valor do consumo na fatura da água.

O presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, neste vídeo divulgado nas redes sociais diz que “fazemos esta isenção e redução de acordo com as necessidades reais das nossas pessoas, das nossas empresas e instituições, de forma equitativa e solidária. Faz sentido que exista uma redução equiparada a um mês normal de consumo, para permitir que todos os que necessitam de maiores reduções ou mesmo de isenções durante o tempo que for necessário a possam ter sem comprometer o nosso futuro coletivo. É sobre este lema de equidade e solidariedade que temos todos que trabalhar conjuntamente para a sobrevivência do município e do país, sem deixar ninguém para trás.”

Depois de explicadas as medidas o autarca destacou ainda um conjunto de outras ações que o Município de Abrantes está a desenvolver no âmbito daquilo que são as ações de apoio à população por causa da pandemia.

A autarquia destaca estas medidas, que já estão no terreno:

-Linha de apoio para a população de risco, para levar bens de primeira necessidade, como alimentos e medicamentos, numa estreita articulação com as Juntas de Freguesia. Para ter acesso a estes apoios basta ligar para os contactos criados para o efeito: 241 330 217 ou 96 691 94 90;

- Manutenção do funcionamento em pleno do Apoio de Emergência no Programa de Apoio a Estratos Sociais Desfavorecidos;

-Para os alunos de Abrantes, a Câmara Municipal disponibiliza o fornecimento de refeições escolares (almoço) a todos que estejam abrangidos pelo escalão A, e de acordo com as orientações do Ministério da Educação;

- Isenção de rendas a todos os empresários que exploram espaços municipais, durante o período de crise;

- Desinfeção de todos os locais públicos em todo o concelho, numa ação conjunta com as juntas de freguesia e os Bombeiros de Abrantes, SMA e Sapadores Florestais;

- Utilização do transporte “aBUSa” de forma gratuita, por tempo indeterminado.

-Isenção de pagamento do estacionamento tarifado

No final da sua mensagem o autarca de Abrantes diz que a Câmara vai continuar a trabalhar naquilo que poderão ser mais medidas de apoio direto no concelho. Manuel Jorge Valamatos pede ainda aos munícipes para que fiquem em casa e assumam essa forma de vida como a grande medida de proteção em relação pandemia: “proteja-se a si e aos outros. Fique em casa!”.