Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
1

Constância: Já arrancou projeto “Semear Leituras: Criar Leitores”

16/10/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Câmara Municipal de Constância através da Biblioteca Municipal Alexandre O’Neill (BMAO), iniciou hoje o projeto “Semear Leituras: Criar Leitores”, um projeto pensado para trabalhar com a Creche “Os Pequenos Poetas” da Santa Casa da Misericórdia de Constância, que foi alvo de Protocolo entre as duas instituições, aprovado em reunião de Câmara, realizada a 8 de outubro.

O projeto tem dois vetores e o primeiro consiste no apoio ao trabalho diário das educadoras com as crianças, através da cedência por empréstimo por parte da BMAO de um conjunto de livros de literatura infantil/ DVD´s, CD´s adequados às diversas faixas etárias existentes na Creche, que serão renovados trimestralmente. A seleção de títulos é um processo conjunto entre técnicos da Biblioteca e as educadoras da instituição.

O segundo vetor é a criação de atividades pela Biblioteca Municipal para o contexto específico da Creche, atividades estas que estão a ser pensadas e serão implementadas conjuntamente, tendo em conta as restrições derivadas da pandemia.

Este projeto tem como objetivo estimular o contacto com a leitura e com a escrita desde a primeira infância, sendo a BMAO facilitadora junto das educadoras.

“Acreditando que esta relação é essencial para o desenvolvimento da criança, a literatura infantil surge como uma ferramenta que pode auxiliar tanto no processo de alfabetização como no estímulo à imaginação da criança formando futuros leitores”, informa o Município.