Pesquisar notícia
sábado,
18 set 2021
PUB
Concelhos

Constância: Camões homenageado mesmo sem Pomonas (C/ ÁUDIO E VÍDEO)

10/06/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Não há memória de um 10 de junho sem Pomonas Camonianas, em Constância. Este ano, devido à pandemia de Covid-19, a atividade foi cancelada mas o Dia de Camões não deixou de ser celebrado.

As entidades deslocaram-se junto ao monumento do Poeta maior onde, para assinalar a data, foram depositadas flores. Um gesto habitual neste dia mas que este ano se tornou ainda mais simbólico, visto ser a única atividade programada neste 10 de junho.

Sérgio Oliveira, presidente da Câmara Municipal de Constância, lembrou que hoje seria um dia de “ter a vila cheia”.

Em Constância, “respira-se” o poeta. O autarca afirma que é “a terra que mais vive Camões” e referiu as referências ao poeta.

No entanto, apesar de não haver Pomonas Camonianas e ainda haver normas de distanciamento social em vigor, num dia de sol como este 10 de junho, a vila de Constância estava repleta de visitantes. O presidente da Câmara disse que até gostaria de ver mais gente se fosse numa situação normal. Para já, Sérgio Oliveira apela a que haja mais recato.

Dia de Camões evocado em Constância… Uma cerimónia simbólica que contou com a presença de todo o Executivo, do presidente da Assembleia Municipal, presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, presidente da direção da Associação Casa-Memória de Camões e também o Agrupamento de Escolas de Constância, cujos alunos foram representados por um par trajado à época quinhentista.