Constância: Câmara aprova apoio extraordinário para associações

2020-07-21

A Câmara Municipal de Constância aprovou, por unanimidade, cerca de 16 mil euros em apoios extraordinários às associações do concelho para fazer face às despesas no segundo semestre do ano.

“O que a Câmara Municipal procurou fazer foi auscultar as associações que não têm feito atividades praticamente nenhumas nesta fase, acerca dos custos fixos que têm e para os quais não têm tido receita para os pagar”, disse Sérgio Oliveira, presidente da Câmara Municipal.

Estes apoios vão servir para que as associações possam assegurar postos de trabalho e pagar as despesas fixas, como eletricidade, seguros, contabilidade... visto estarem sem as atividades que têm programadas e possam assegurar o funcionamento “e honrar os compromissos que têm” durante o segundo semestre do ano.

No entanto, sem que se consiga fazer uma previsão para a normalidade da situação, Sérgio Oliveira disse que “no final do ano a situação terá que ser reavaliada para se perceber se vai ser necessário ou não dar novo apoio às associações”.

“Para já, é para os ajudar a respirar neste segundo semestre do ano. A par disto, a Câmara vai isentá-los do pagamento das tarifas da água”, explicou o presidente da Câmara Municipal de Constância.

O concelho tem atualmente cerca de 15 associações e “até houve algumas que não enviaram nada, provavelmente não têm despesas”. Sérgio Oliveira também confirmou que, apesar da situação difícil, não há nenhuma associação que esteja a pensar encerrar portas.