Pesquisar notícia
sábado,
18 set 2021
PUB
Concelhos

Constância: Arquivo Municipal comemora 11 anos de preservação e disseminação da memória coletiva

8/06/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

No próximo dia 10 de junho o Arquivo Municipal de Constância comemora o seu 11º aniversário, data que será assinalada com a edição de um vídeo /documentário sobre este equipamento histórico-cultural do município, um documento que será publicado na página de Facebook da Câmara Municipal de Constância.

A inauguração do Arquivo, o seu processo de organização e as múltiplas valências deste serviço, são as diversas componentes do vídeo que marcará o aniversário deste imprescindível equipamento municipal.

Aberto ao público desde 10 de junho de 2009, naquela que ficou conhecida como «Casa Amarela», o Arquivo Municipal de Constância personifica a desburocratização, o agilizar de procedimentos, a modernização administrativa e a preservação e disseminação da memória coletiva e da História de Constância.

A origem do Arquivo confunde-se com a do Município, dado que os acervos custodiados pelo Arquivo Municipal provêm, essencialmente, do armazenamento de documentação produzida pela Câmara Municipal e/ou pela Administração Central respeitante ao Concelho.

De relembrar que no mesmo dia, 10 de Junho, Constância comemora o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, com a deposição de flores no Monumento a Camões.

O Dia de Camões é sempre motivo de grande festa em Constância, uma ocasião em que a vila remonta à época quinhentista, vivendo as Pomonas Camonianas, um grandioso evento cultural que pretende homenagear Camões, a época em que o épico viveu e a sua ligação à vila de Constância.

Este ano, conforme a autarquia anunciou oportunamente, face à atual situação de Pandemia decidiram as entidades organizadoras das Pomonas Camonianas que a edição de 2020, prevista para os dias 9 e 10 de junho, foi cancelada.

No entanto, considerando a importância do 10 de junho para Constância, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a data será assinalada com uma «cerimónia privada» de deposição de flores no Monumento a Camões, que contará com a presença de representantes da Câmara e da Assembleia Municipal, das Juntas de Freguesia de Concelho, da Associação da Casa Memória de Camões e do Agrupamento de Escolas de Constância. Em representação de toda a Comunidade Educativa que anualmente participa nas Pomonas Camonianas, estará um par de alunos trajados ao modo da época quinhentista.

Recorde-se que as Pomonas Camonianas decorrem sempre por ocasião do dia 10 de junho, contando com uma organização conjunta da Câmara Municipal, da Associação Casa-Memória de Camões e do Agrupamento de Escolas de Constância.