Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Concelhos

Constância: Apresentação do livro que homenageia as gerações passadas

25/08/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Dia 5 de setembro, pelas 17 horas, o Jardim-Horto de Camões irá acolher a apresentação do livro "Avós: Raízes e Nós" , que "homenageia as gerações passadas que, não sendo já deste tempo, continuam vivas na nossa memória", adiantou a Associação da Casa-Memória de Camões.

«Os avós deixaram de poder cuidar dos netos e os netos de receber o carinho dos avós. Um vazio preenchido com as mais diversas aplicações que as tecnologias colocaram à nossa disposição, mas que nunca conseguiram substituir a canção de ninar, o aconchego de um colo, a ternura de um abraço ou qualquer outro mimo que só a presença física pode dar. E porque confinamento foi sinónimo de isolamento, este era o tempo ideal para refletirmos sobre os danos que estas ruturas afetivas causaram a muitos avós que, durante meses, se viram privados da companhia dos netos. A melhor maneira de os homenagear seria, através de um conjunto de narrativas, recordar a forma como os avós – presentes ou ausentes – marcaram as vidas de todos nós», lê-se na contracapa da obra coletiva, organizada por Aida Baptista, Ilda Januário e Manuela Marujo, com edição da Alma Letra.

Segundo o presidente da associação, António Matias Coelho, 58 pessoas, que vivem em diferentes regiões do país e em diversas partes do mundo, "escreveram outros tantos textos evocando os seus avós e contando histórias que guardam na memória da sua relação com eles".

A associação informou ainda que será assegurado o cumprimento das recomendações da Direção-Geral da Saúde no que respeita à prevenção da Covid-19. "É obrigatório o uso de máscara e a entrada é livre, devendo, no entanto, respeitar-se a distância mínima de dois metros entre os participantes".

A obra será apresentada por Aida Baptista.