Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Concelhos

Chamusca: PIN’ARTE – Festival de Arte Urbana em Contexto Rural anima a freguesia de Ulme

14/09/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A freguesia de Ulme, no concelho da Chamusca, está a receber o PIN’ARTE – Festival de Arte Urbana em Contexto Rural. Começou a 11 de setembro e termina a 11 de outubro. Durante um mês, sobretudo aos fins-de-semana, diversos artistas de rua vão pintar murais, fazer esculturas ao vivo e deixar as suas obras espalhadas pelas ruas de Ulme e do Semideiro, num festival que tem dado vida e cor a esta freguesia.

Um dos destacados artistas que vai marcar presença nesta edição será Óscar Rodrigues, o famoso escultor que usa a motosserra como instrumento de trabalho e que, recentemente, realizou o famoso busto de Miguel Torga na raiz do negrilho. O artista vai realizar uma escultura ao vivo no Semideiro, nos dias 3 e 4 outubro.

A abertura do festival contou com o muralista Miúdo. Miúdo é um conhecido grafitter que realiza pinturas decorativas desde 1999, desde cartoons, paisagens, stencil e realismo.

No sábado, pôde ser apreciado o trabalho de Ricardo Gonçalves. Sábado e domingo foi a vez de Roque & Companhia (Mariana Roque e convidados) e Maluk Artes. Pôde-se ver ainda uma exposição de espantalhos, pela Universidade Sénior de Ulme-Semideiro. O artista Vasco Maio estará em Ulme de 14 a 17 de setembro.

O festival PIN’ARTE tem a organização conjunta do Município da Chamusca e da Junta de Freguesia de Ulme e é um evento de promoção e dinamização territorial do concelho da Chamusca.

A arte de rua “é já uma mais-valia turística e patrimonial” da freguesia de Ulme, que conta já com diversos murais pintados “e que enchem de cor e de motivos de interesse para se aventurar num passeio demorado por esta vila ribatejana”.

Nesta edição, o público é convidado a visitar e a interagir com os artistas durante os dias do Festival, em que vão estar distribuídos pelas ruas da vila. Mas devido à pandemia, é pedido ao público que cumpra todas as normas de distanciamento social e de etiqueta respiratória recomendadas pela DGS.

Link para Página Oficial do Evento: https://www.facebook.com/PinArteulme

Fotos: Município da Chamusca