Pesquisar notícia
sábado,
18 set 2021
PUB
Concelhos

Chamusca: Município instala resposta nacional de 1.ª e 2.ª linha no concelho

21/04/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Município da Chamusca, em conjunto com vários parceiros da rede social e de proteção civil local e distrital, concluiu ontem, dia 20 de abril, a instalação de um total de quase centena de meia de camas, disponíveis para a eventualidade de ser necessário proceder ao realojamento de utentes de Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI), em caso de evacuação, no seguimento do atual estado de Pandemia pela Covid-19.

No Pavilhão Desportivo da Escola Sede do Agrupamento de Escolas da Chamusca foram instaladas 60 camas, às quais acrescem mais 20 camas nas instalações do Centro de Apoio Social de Ulme – CASULME e outras 20 camas nas instalações do Centro de Apoio Social de Vale de Cavalos – Aconchego.

Estas 100 camas integram a 1.ª linha da resposta distrital e são o contributo do Município da Chamusca para o Plano de Contingência Distrital do Instituto da Segurança Social, dando assim resposta à situação de pandemia da COVID-19 que atualmente vivemos.

As estruturas integram também Plano Municipal de Operações do Município e são destinadas a situações de alojamento temporário em caso de necessidade de desinfeção das ERPI, garantindo a segurança dos utentes não infetados e o regresso, o mais breve possível, aos seus locais de origem.

Os locais foram definidos em conjunto com a ANEPC e com o Centro Distrital de Santarém da Segurança Social.

A estas três estruturas da 1.ª linha de resposta, o Município acrescenta mais 48 camas, já instaladas há alguns dias no Edifício de São Francisco, na vila da Chamusca, e que vão funcionar como uma resposta de 2.ª linha. A capacidade instalada no edifício São Francisco só será utilizada em casos pontuais e de extrema necessidade de evacuação de pessoas que não tenham contraído a doença.

“Espero de todo o coração, que estes espaços nunca venham a ser utilizados”, afirma o Presidente da Câmara Municipal da Chamusca, Paulo Queimado.