Pesquisar notícia
terça,
28 set 2021
PUB
Concelhos

Barquinha cancela Feira do Tejo e eventos até junho (C/ÁUDIO)

9/04/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha aprovou esta quarta-feira, dia 8 de abril, por unanimidade, o cancelamento de todos os eventos culturais e desportivos até ao final do mês de junho. E aqui está incluída a Feira do Tejo, ou as Festas do Concelho de Vila Nova da Barquinha, que todos os anos acontecem por alturas de 10 a 12 de junho, no Parque Tejo e zona ribeirinha do rio.

Fernando Freire, o presidente da Câmara de Vila Nova da Barquinha, explicou, de forma simples, que não há condições para a sua realização. Mesmo que em junho os confinamentos e Estado de Emergência estejam levantados, ou aliviados, não há hoje condições para assegurar qualquer contratação que tem de ser feita. E não se fala apenas de artistas ou animação cultural. Trata-se de toda uma estrutura que é preciso montar, desde a logística, aos eventos, às infraestruturas, não esquecendo a mobilidade que é necessária para a sua realização.

Fernando Freire diz mesmo que, neste momento, perspetiva-se mesmo um verão muito diferente naquilo que são a realização das dezenas festas que ocorrem por todo o país.

Desta forma o presidente da Câmara da Barquinha espera que o parque ribeirinho volte a ter atividade plena, mas quando estiverem levantadas todas as restrições que existem neste momento.

Fernando Freire, presidente da Câmara de Vila Nova da Barquinha

A reunião realizou-se no Salão Nobre da Barquinha para cumprir o distânciamento social recomendado

Medidas que vão ser aplicadas no âmbito da contenção da COVID-19, na cultura e desporto:

- Isenção do pagamento das mensalidades do Aquagym, mantendo os utentes a inscrição ativa aquando da reabertura dos serviços desportivos.

- Isenção do pagamento das mensalidades dos ateliers do Centro de Estudos de Arte Contemporânea, mantendo os utentes a inscrição ativa aquando da reabertura dos serviços culturais.

- Isenção do pagamento das mensalidades da Escola Municipal de Futebol, mantendo os utentes a inscrição ativa aquando da reabertura dos serviços desportivos.

- Cancelamento dos eventos da responsabilidade do Município ou nos quais este seja parceiro: culturais, desportivos e recreativos.

- Suspensão da cedência de equipamentos culturais e desportivos às associações, coletividades e instituições, bem como a cedência de transporte municipal e/ou viaturas municipais, para visitas de estudo ou outras atividades.

As restantes medidas no âmbito da COVID-19 podem ser consultadas aqui: 

Covid-19: Vila Nova da Barquinha aprova medidas de reforço ao apoio social

Covid-19: As medidas em Abrantes, Constância, Mação, Sardoal, Vila de Rei e VN Barquinha


25 de Abril com espetáculo online

Mesmo com o cancelamento de todas as atividades culturais a autarquia está a preparar um espetáculo no âmbito das comemorações do 25 de Abril. É praticamente certo que o Município, através da sua página oficial no Facebook, vá transmitir o concerto “Canções de Abril”, do duo barquinhense “Arregaita”. O duo é composto pelos músicos Toni e Cândido e tem um espetáculo exclusivamente com um reportório de canções de Abril, de Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Sérgio Godinho, entre outros. O concerto, segundo a vereadora Marina Honório, acontecerá sem público, naturalmente, e deverá ser agendado para a tarde do dia feriado, 25 de Abril.