Pesquisar notícia
sábado,
18 set 2021
PUB
Concelhos

Bandeira Azul 2019: Fontes é a novidade que se junta a Aldeia do Mato, Carvoeiro e Bostelim

30/04/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A praia fluvial de Fontes é, na região, a novidade a receber em 2019 a bandeira Azul. A praia do Norte do concelho de Abrantes junta-se, assim, a Aldeia do Mato, Bostelim em Vila de Rei e, pelo 13º ano consecutivo, Carvoeiro, no concelho de Mação.

A mais recente praia fluvial da região fica a pouco mais de três quilómetros da aldeia de Fontes, no norte do concelho de Abrantes, em plena Albufeira do Castelo do Bode. Tem uma piscina flutuante com metro e meio de profundidade.

A praia tem serviços de apoio, estacionamento para pessoas de mobilidade reduzida, um bar, balneários, doces, zona de lazer e iluminação pública. Representou um investimento de cerca de 150 mil euros e entrou em funcionamento a 1 de junho de 2018.

Por outro lado, a praia de Aldeia do Mato volta em 2019 a hastear a bandeira azul. Trata-se de uma das praias interiores mais procuradas no verão. Fica situada na albufeira do Castelo do Bode, oferece condições para os desportos náuticos, mergulho, canoagem, remo e tem uma estação de wakeboard. Permite ainda outras atividades ao longo das margens como BTT, slide, orientação entre outros.

A praia fluvial do Carvoeiro fica a cerca de 25 minutos de Mação, perto da aldeia que lhe dá o nome. É uma praia numa ribeira, com enquadramento natural e dispõe de vários equipamentos que permitem boas condições para os visitantes. Tem balneários, bar, parque de merendas, churrasqueira, toldos e estacionamento.

Já a praia do Bostelim fica situada no concelho de Vila de Rei, na fronteira entre as freguesias de Fundada e S. João do Peso. Está rodeada pela natureza com um parque de campismo rural e um percurso pedestre de cerca de nove quilómetros com acesso a levadas, açudes, moinhos e uma ponte centenária.

Na região do Tejo a bandeira azul vai ser hasteada em nove praias fluviais e 45 costeiras, com o destaque de ser Fontes, em Abrantes, e os Salgados na Nazaré, a receberem o galardão pela primeira vez. Acrescente-se ainda a praia do Agroal, no concelho de Ourém que também volta a receber o galardão de qualidade.

A região centro de Portugal é que apresenta o maior número de praias fluviais distinguidas, num total de 16, mais uma que no ano passado.

Este ano a associação Bandeira Azul ultrapassou a barreira das 350 praias certificadas. São 352 praias em território nacional que vão ostentar a bandeira azul, mais 20 do que no ano passado. Há quatro parâmetros que são avaliados para a atribuição do galardão: Informação e educação ambiental; da água balnear; Serviços e equipamentos; e segurança.

O anúncio aconteceu em conferência de imprensa, esta manhã, na Fábrica da Água de Alcântara das Águas do Tejo e Atlântico.