Pesquisar notícia
quinta,
28 mar 2024
PUB
Autárquicas 2021

Autárquicas/Mação: PS apresenta Nuno Barreta à Câmara e Carla Loureiro à Assembleia (C/AUDIO E FOTOS)

26/07/2021 às 12:16
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Nuno Barreta

Nuno Barreta, enfermeiro de 45 anos natural de São José das Matas, volta a ser o socialista escolhido para ser o candidato à Câmara Municipal de Mação.

A apresentação dos cabeças-de-lista do PS aconteceu no sábado à noite.

Numa sessão limitada pela pandemia com transmissão nas redes sociais, José Fernando Martins, presidente da concelhia socialista, e recandidato à União de Freguesia de Mação, Penhascoso e Aboboreira, agradeceu a todos os que aceitaram integrar as listas do PS e frisou as dificuldades na elaboração das mesmas. O PS não apresentou, ainda, candidaturas a Amendoa e a Cardigos.

“Podemos ter muitas armas e viaturas de combate, muitos outros meios à nossa disposição, mas se não tivermos pessoas para os podermos utilizar de nada servirá todo esse arsenal. Esse é o grande problema”, disse José Fernando Martins.

Deixou ainda a nota de que o voto é secreto e que essa é a grande mensagem que o PS em Mação tem de passar para a rua e disse ter o objetivo de ganhar estas eleições.

E como mensagem final deixou esta ideia: “as terras serão aquilo que as pessoas que nelas vivem queiram que elas sejam.”

José Fernando Martins

Presente nesta apresentação esteve o líder distrital dos socialistas, Hugo Costa, que destacou o combate político que o PS tem feito em Mação. E vincou essa ideia porque Mação [a par de Ferreira do Zêzere] é um dos dois concelhos do distrito que se mantêm com liderança social-democrata desde 1974.
O líder deixou uma palavra para o mandatário João Filipe, com quem divide a bancada socialista na Assembleia Intermunicipal do Médio Tejo.
Depois disse que é preciso mudar e “ter confiança no futuro, como o vosso slogan”. Revelou ter estado várias vezes em Mação e disse que o PS tem os melhores quadros e que o “concelho de Mação precisa desta mudança.”

Hugo Costa, presidente Distrital do PS

Jorge Seguro Sanches, dirigente nacional do PS e a desempenhar funções governativas [secretário de Estado da Defesa Nacional] esteve em Mação para dar força aos socialistas locais.

O ex-presidente da Assembleia Municipal de Penamacor destacou a aposta do PS em voltar a candidatar Nuno Barreta frisando o lado profissional do enfermeiro em tempos de pandemia.

Jorge Seguro Sanches destacou a importância de fazer parte de listas e dos desafios das eleições, porquanto sabe da dificuldade de elaborar listas.

Jorge Seguro Sanches

O dirigente nacional do partido socialista foi deixando o apoio aos vários candidatos. E como vem de um concelho do interior deixou a mensagem que atravessa, em parte, todas estas regiões. Para a fixação de pessoas é preciso uma preocupação fundamental em três áreas: saúde, transição energética e o digital são fundamentais nos dias de hoje.

Jorge Seguro Sanches

A candidata à Assembleia Municipal de Mação é Carla Loureiro. A engenheira civil, apresentou-se com uma lista totalmente renovada e rejuvenescida. Nesta mandato Carla Loureiro já foi deputada municipal e foi ainda, desde 2013, a presidente da Assembleia de Freguesia da UF Mação, Penhascoso e Aboboreira.

Carla Loureiro quer dar uma outra visibilidade e importância ao órgão deliberativo do concelho que é o órgão fiscalizador do trabalho da Câmara Municipal.

Carla Loureiro

Nuno Barreta, o recandidato à Câmara de Mação, foi o último a falar, começou por fazer um breve balanço dos 4 anos de vereador da oposição, um cargo que não considera fácil em Mação.

Depois virou a agulha para aquilo que são as ideias e os desafios que entende serem as grandes opções para o desenvolvimento do concelho de Mação.

“É pelas pessoas e para as pessoas que trabalho”, disse o candidato que aproveitou o momento para destacar as linhas gerais de um programa que pretende continuar a melhorar as condições de vida de quem escolheu Mação para viver.

Para os próximos quatro anos, as áreas prioritárias são “ação social, educação, ambiente e florestas e ainda urbanismo”. E disse ainda partir com a ideia de “escutar, entender e apoiar todas as juntas” ao mesmo tempo que pretende reforçar as ofertas existentes no concelho, nomeadamente na área da saúde e apoio aos idosos.

Nuno Barreta diz querer continuar com o apoio à educação e incentivar o apoio a projetos de turismo, principalmente nas freguesias e aldeias do concelho.

O candidato socialista quer a recuperação das piscinas descobertas e a continuidade de apoio ao Instituto Terra e Memória e quer criar uma zona verde no perímetro urbano da vila de Mação.

Ainda no âmbito associativo disse querer continuar a apoiar as associações do concelho e afirmou querer aumentar a cativação de empresas e empresários para o concelho.

E deixou ainda a promessa de criar o Provedor do Munícipe e do Orçamento Participativo e de implementar os conselhos municipais de Educação e Cinegético.

 

Nuno Barreta

Nuno Barreta é o candidato à Câmara Municipal de Mação; Carla Loureiro lidera a lista à Assembleia Municipal; Luís Silva avança para a freguesia de Carvoeiro; António Alves, atual secretário da junta, concorre a Envendos; Rui Dias recandidata-se a Ortiga;

e José Fernando Martins recandidata-se a um último mandado na União de freguesias de Mação, Penhascoso e Aboboreira

Para já ainda não foram apresentados candidatos às freguesias de Amendoa e Cardigos, mas foram apresentados o mandatário, João Filipe, e o mandatário sénior José Maia Marques