Pesquisar notícia
sábado,
18 set 2021
PUB
Concelhos

Autárquicas: Luís Lourenço é o candidato da CDU à Câmara de Abrantes

26/04/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O engenheiro zootécnico Luís Lourenço foi anunciado como candidato da Coligação Democrática Unitária (CDU) à presidência da Câmara de Abrantes, nas eleições autárquicas de 01 de outubro. O anúncio teve lugar durante o habitual almoço de comemoração do 25 de abril, que a CDU voltou a realizar em Mouriscas, a única das 13 freguesias do município gerida pelos comunistas.

"O investimento está muito concentrado na cidade e precisamos de um concelho mais equilibrado, investindo nas freguesias rurais e criando condições para a fixação de pessoas", disse o candidato comunista, afirmando que essas freguesias "têm sido ostracizadas e servem para plantar eucaliptos e pouco mais".

"A maioria socialista gere o concelho a seu bel-prazer, com uma política centralista também a nível cultural, e é preciso inverter a situação", disse Luís Lourenço, que apresentou como objetivos "manter ou reforçar" a posição da CDU no concelho, onde tem um vereador eleito e quatro membros na Assembleia Municipal, além da gestão de Mouriscas.

Na ocasião, foram anunciados também os nomes de Elsa Lopes, psicóloga de 48 anos, como cabeça de lista à Assembleia Municipal de Abrantes, e de Elvira Valente, enfermeira de 56 anos, como candidata à Junta de Freguesias de Mouriscas.

“Foi um desafio que eu não estava à espera mas que eu correspondi, e espero vir a corresponder. É a minha estreia na política e é natural que tenha alguns receios”, afirmou a candidata.

Mouriscas “é uma freguesia sui generis, geograficamente muito extensa e com uma população muito heterogénea que tem necessidades e expetativas às quais pretendemos corresponder”, afirmou Elvira Valente, reconhecendo que as maiores dificuldades que irá encontrar, caso seja eleita, prendem-se com fatores económicos. A enfermeira adiantou que “relativamente a outro tipo de dificuldades, facilmente serão ultrapassadas”.  

A CDU obteve em Abrantes 13,1% dos votos nas autárquicas de 2013 e fez eleger um vereador.

A socialista Maria do Céu Albuquerque venceu as anteriores autárquicas liderando as listas do PS, com 47,35% dos votos, e conquistou cinco dos sete mandatos na autarquia.

O PSD conquistou o outro mandato, tendo obtido 18,6% dos votos dos eleitores.

As eleições autárquicas decorrem a 01 de outubro.

Com Lusa

Na foto: Elvira Valente, Luís Lourenço e Elsa Lopes