Pesquisar notícia
quinta,
18 abr 2024
PUB
Concelhos

Autarca do Sardoal pede intervenção do Governo para melhorar comunicações no interior (C/ÁUDIO)

28/08/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O presidente da Câmara do Sardoal escreveu à ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, pedindo a intervenção do Governo na melhoria da cobertura das redes móvel e de Internet no interior do país.

“Não chega termos 70% do país coberto. Tem de ser 99%”, disse Miguel Borges à Lusa, salientando que as comunicações são essenciais para que o “muito do bom” que existe no interior do país seja atrativo para a fixação de pessoas.

“Com a covid-19 muita gente redescobriu o interior do país e o que de bom tem, mesmo para viver, mas existe este ‘mas’”, disse, salientando que as “muitas zonas cinzentas” nas redes de comunicações não favorecem quem pode trabalhar à distância nem as empresas que aí existem.

Para o autarca, se a interioridade se tornou “sinónimo de qualidade”, falta o “’click’ para verdadeiramente trazer gente e desenvolver” estas regiões.

“Fizeram-se autoestradas, construíram-se equipamentos, apostou-se na qualidade de vida, mas falha o essencial”, disse, frisando que não basta a boa acessibilidade viária, pois “se não existir uma boa cobertura” das redes de comunicações “as pessoas não vêm”, situação para a qual, disse, tem vindo a chamar a atenção do Governo.

Miguel Borges, presidente da Câmara de Sardoal

Miguel Borges explicou que esta não é a primeira vez que tem uma intervenção neste sentido. Já antes tinha enviado uma mensagem à ministra Ana Abrunhosa e tinha deixado a mesma "queixa" ao primeiro-ministro António Costa, quando este visitou o Sardoal a título particular.

Esta é, de resto, uma grande preocupação dos autarcas e agentes económicos do interior do país. Ainda segundo o presidente da Câmara do Sardoal a situação agravou-se, ou tornou-se mais notória com o confinamento. Porque houve mais consumos porque parte de quem ficou em casa ou, porque foram notadas muitas dificuldades para quem teve de ficar em regime de teletrabalho.

Miguel Borges, presidente da Câmara de Sardoal