Pesquisar notícia
sexta,
26 abr 2024
PUB
Concelhos

Abrantes: Aquapolis norte vai ter dois campos de Padel (C/ÁUDIO)

7/07/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Local onde vão ser instalados os courts de Padel

A Câmara Municipal de Abrantes vai avançar para a instalação de dois campos de Padel no Aquapolis norte. A decisão está tomada e a confirmação foi feita à Antena Livre pelo presidente da autarquia Manuel Jorge Valamatos.

Ao que conseguimos saber a ideia é construir ou instalar os dois campos desta modalidade junto ao polidesportivo que já existe naquele local. Para ser mais certo, trata-se de colocar os equipamentos ao lado do parque infantil.

Como se trata, para já, de um equipamento para lazer fica numa zona onde podem circular as famílias. Já existe um polidesportivo, equipamentos para ginástica ao ar livre, zonas para caminhadas, parque infantil sem esquecer a pesca desportiva ou os desportos de praia (futebol, vólei ou rugby).

Manuel Jorge Valamatos confirmou esta instalação e revelou que será até ao final do verão, sendo que os dois campos vão ter iluminação para permitir que se possa jogar mesmo à noite, quando entrarmos no horário de inverno, por exemplo. “Não há locais perfeitos, mas julgamos que é um local muito interessante para a implantação dos campos de Padel que é um desejo da comunidade (…) este é um jogo emergente em Portugal e tendo uma vertente mais lúdica, no início, é mais uma aposta na diversidade do parque desportivo” explicou o presidente da autarquia.

Questionado sobre a localização, Aquapolis norte, o presidente da autarquia explicou que é uma questão de gestão dos espaços. No Alto de Santo António, onde já existem os courts de Ténis não era possível e na Cidade Desportiva também era difícil. “No Aquapólis, entendemos que era uma boa opção. Já tem um ginásio, outros equipamentos desportivos e os técnicos entenderam que poderia fazer uma boa ligação”. 

Manuel Jorge Valamatos 

O autarca indicou que há muitas pessoas que têm falado nesta modalidade, sendo que noutros locais começam a existir muitos courts de Padel e com muitos praticantes. “Vamos instalar os courts e vamos ver o dinamismo que a comunidade lhe vai dar e cá estaremos para avaliar o futuro”, salientou o autarca de Abrantes, concluindo a dizer que “vamos iniciar esta nossa caminhada agora”.

O que é o Padel?

Já está criada a Federação Portuguesa de Padel que define desta forma a modalidade: “O Padel é um desporto de raquete, jogado a pares e utilizando raquetes e bolas próprias. O campo é rectangular, totalmente fechado, tem 10 metros de largura por 20 de comprimento e uma rede no meio. Nos topos e em parte das laterais tem uma superfície em vidro ou em alvenaria. A superfície do campo pode ser em relva sintética, alcatifa ou betão poroso. As duas primeiras são as mais habituais.

Na vizinha Espanha, o grande motor de desenvolvimento da modalidade, estima-se que existam mais de 4 milhões de praticantes, não existindo, apesar da crise, sinais de abrandamento. Em Portugal, depois de um início algo discreto, o crescimento nos últimos anos tem sido significativo existindo cerca de 80.000 praticantes, 7000 jogadores e perto de 400 campos espalhados por todo o país”.

 

Court de Padel (Imagem ilustrativa)