Pesquisar notícia
segunda,
20 set 2021
PUB
Concelhos

Abrantes: Vereador do BE ficou “sentido” e “consternado” por conhecer cartaz das Festas pela imprensa

5/03/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Na última reunião do Executivo da Câmara de Abrantes, realizada na terça-feia, dia 3 de março, o vereador do Bloco de Esquerda (BE) manifestou o seu desagrado por, mais um vez, ter tido conhecimento do cartaz das Festas da Cidade pela Comunicação Social.

“Ao longo dos últimos anos tenho feito algumas intervenções no sentido de alertar para o facto de os vereadores da oposição saberem do cartaz pela imprensa. E mais uma este ano acontece essa situação”, começou por dizer o vereador.

Armindo Silveira disse-se “sentido” e “consternado” com a situação e gostaria de ter sido chamado para, “ao menos, um pedido de proposta ou contribuição para o cartaz ou outra coisa qualquer em relação às Festas da Cidade”.

O vereador do BE reconheceu que este ano “até foi diferente, foi feita uma apresentação pública” mas não deixou de afirmar à maioria socialista que “podem fazer a vossa campanha mas, pelo menos, que informem os vereadores da oposição”.

Armindo Silveira acrescentou que estava “sentido com esta situação porque já há mais de dois anos, com a outra presidente e também o ano passado falei disto e continua-se a repetir”. Deixou a sua “manifestação de desagrado” e concluiu que “se fazemos parte da equipa, em algumas coisas seria conveniente que pudéssemos ser até convidados a dar alguma sugestão”.

O presidente da Câmara Municipal respondeu ao vereador bloquista justificando a conferência de imprensa com a antecipação do anúncio por parte dos próprios artistas.

Manuel Jorge Valamatos disse entender que “era o momento certo para apresentar porque andámos uns meses para consolidar e fechar os contratos com um conjunto de rtistas e quando isso foi oportuno... é que, como sabe, nós fechamos os contratos e os próprios artistas começam a anunciar nas suas páginas e nos seus sites que vêm atuar a Abrantes”.

Como gostava de ser a Câmara a anunciar e não que as pessoas tomassem conhecimento pelas agendas dos cantores, decidimos “apresentar rapidamente” para que “fossemos nós a dar conta daquilo que teríamos que ser nós a dar”.

Já o vereador Luís Filipe Dias explicou depois que “houve alguns episódios que importaria relevar porque sabíamos, por exemplo, que a Rita Guerra ia ganhar o concurso «A Máscara» nesse domingo e seria importante antes” a presença da artista nas Festas da Cidade para capitalizar esse facto.

Relativamente às escolas do cartaz, o vereador lembrou ao vereador Armindo Silveira que o Bloco de Esquerda tem representação no Conselho Municipal de Juventude “onde muitas das opções de escolha, quer da Praça Jovem quer de outros palcos, são discutidas e depois plasmadas no quadro da programação das Festas”.

De relembrar que as Festas da Cidade de Abrantes vão decorrer de 9 a 14 de junho e no palco principal das Festas, este ano no Largo 1º de Maio, vão atuar Mickael Carreira – dia 9 (terça-feira), Bárbada Bandeira – dia 10 (quarta-feira), Quatro e Meia – dia 11 (quinta-feira), José Cid – dia 12 (sexta-feira) e Hot Play – dia 14 (domingo).

Já o concerto "alto" vai acontecer na véspera do Dia da Cidade, ou seja, no dia 13, no hipódromo dos Mourões, e junta Rita Guerra com Héber Marques (dos HMB), Anin Rose e o coro internacional de Gospel de Londres e conta ainda com o acompanhamento da Orquestra Ibérica. “É um espetáculo único no mundo” disse o presidente da Câmara de Abrantes na conferência de apresentação das Festas 2020 que teve lugar no dia 21 de fevereiro.

 

Patrícia Seixas