Pesquisar notícia
sexta,
29 mar 2024
PUB
1

Abrantes: Utentes do CRIA entregam réplica de mascote à PSP

17/05/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Esta terça-feira, utentes do Centro de Recuperação e Integração de Abrantes (CRIA) entregaram à PSP de Abrantes uma réplica da mascote oficial daquela força policial, o Falco.

Numa cerimónia que reuniu as entidades policiais e civis, Nelson Carvalho, presidente do CRIA, agradeceu a parceria da instituição com a PSP, que afirmou ser para continuar e “o dia de festa que nos proporcionou”. “Agradecer ao comandante da esquadra de Abrantes, comissário Daniel Marques, ao chefe Nelson Amaral, que foi o operacional na montagem desta operação e do estabelecimento desta parceria e a todos os agentes que partilharam este dia connosco”.

“O que aqui fizemos permiti um contacto muito próximo com o comando e os agentes da PSP de Abrantes. E a proximidade desta relação, olhos nos olhos, é para nós da maior importância e mostra que a PSP quer ter este espírito de proximidade junto da comunidade, junto das instituições e junto dos cidadãos”, afirmou Nelson Carvalho.

O presidente do CRIA disse ainda que “isto é um caminho que se abriu e ao qual, da nossa parte manifesto aqui a total disponibilidade e vontade, queremos dar continuidade”.

O CRIA tem já agendada mais uma atividade em parceria com a PSP de Abrantes, no âmbito do projeto CLDS 3G, “neste caso será um trabalho dirigido a idosos no sentido de se prevenirem contra as tentativas de burla a que são muitas vezes sujeitos”.

Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, destacou o trabalho conjunto das instituições e valorizou o trabalho de proximidade. “Eu acho que isto é o desafio que nós temos pela frente (…) e é o que estamos a viver aqui hoje. Uma instituição que decide proporcionar aos utentes e colaboradores um dia diferente, valorizando o seu papel de proximidade na comunidade. Aliás, não é a primeira nem será a única iniciativa que a esquadra de Abrantes leva a efeito”, disse a presidente.

A autarca considera que “é desta relação de proximidade e de afeto que se constrói uma relação que quer alicerçar um futuro mais promissor para todos nós. O grande desafio é as instituições dizerem presente na vida das outras instituições, na sua comunidade, que a comunidade saiba acolher e valorizar e saibamos todos ocupar o nosso lugar nesta comunidade que queremos mais forte, mais coesa, mais preparada para os desafios”.

João Amado, comandante distrital da PSP também esteve presente na cerimónia e falou do “esforço significativo que a PSP está a fazer para melhorar a sua integração no meio social, através da adoção de uma resposta personalizada e adaptada aos problemas concretos da comunidade local, privilegiando especialmente os grupos mais vulneráveis”, referindo-se ao protocolo assinado em dezembro de 2014, intitulado Significativo Azul.

Este protocolo entre o Comando Distrital da PSP de Santarém e o CRIA, através da esquadra de Abrantes, “veio estabelecer um projeto inovador no quadro da consagração dos direitos da cidadania das pessoas com deficiência e na sua relação com as autoridades que têm por missão garanti-los”.

João Amado avançou que, “desde a implementação do programa, muito trabalho já foi realizado”. O comandante distrital destacou “as ações de sensibilização aos profissionais das organizações da área da deficiência e reabilitação, para uma cultura de prevenção de violência e maus tratos; a formação aos elementos da PSP para a necessidade de uma especial proteção das pessoas com deficiência; a promoção da cooperação interinstitucional entre a PSP e a área da deficiência e reabilitação; a melhoria do atendimento e encaminhamento das pessoas com deficiência e, por último, a especialização da comunicação e formação a pessoas com necessidades especiais, sendo disso exemplo as formações ministradas aos elementos policiais na área da língua gestual”.

No final, a turma de têxteis do Centro de Atividades Ocupacionais entregou à PSP a mascote feita pelos utentes e que poderá agora ser vista na esquadra de Abrantes.