Pesquisar notícia
sábado,
18 set 2021
PUB
Concelhos

“Sons Lusitanos de Abrantes” organizam o 1º Encontro Nacional de Concertinas

4/07/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Terá lugar na tenda do Aquapolis, no próximo domingo dia 9, em Rossio ao Sul do Tejo, o 1º Encontro Nacional de Concertinas, organizado pelo Grupo de Concertinas “Sons Lusitanos de Abrantes”.

Américo Esteves, responsável pelo Encontro de Concertinas, explicou à Antena Livre que existem vários encontros de concertinas a nível nacional, “nós vamos aos outros e com este 1º Encontro podemos trazer-se outros grupos a Abrantes".

“Isto no fundo é um intercambio”, esclareceu o responsável, assegurando que também é uma forma de “dinamizar um pouco a música tradicional das concertinas”.

O evento tem início às 10h30, com a chegada dos grupos de concertinas, seguindo-se uma arruada “pela zona do campo de futebol até à igreja” de Rossio, com as atuações a terem início às 15h30, explicou Américo Esteves.

Ao grupo de concertinas “Sons Lusitanos de Abrantes”, juntam-se 5 grupos convidados, oriundos de outros pontos do país. O concelho de Fátima traz o Grupo de Concertinas Conceição Olival e da Charneca da Caparica chega o grupo de Concertinas Águias Vermelhas. O Grupo de Concertinas S. Julião de Gouveia também vai marcar presença, bem como o Grupo Sons e Tradições de Oliveira do Hospital e o Grupo Os Unidos da Concertina de Beco de S. Aleixo.

“Compareçam este domingo, neste nosso 1º encontro”, deixou o convite Américo Esteves, afirmando que “vão gostar”.

O evento conta com a participação de 120 pessoas, desde a organização aos grupos convidados.

O grupo de concertinas “Sons Lusitanos de Abrantes” existe há 7 anos e conta com 7 elementos, dos 14 aos 69 anos de idade.