Pesquisar notícia
segunda,
20 set 2021
PUB
Concelhos

Abrantes: “Pormenores do CRIA” em exposição de pintura

5/05/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Foi inaugurada esta quinta-feira, dia 4 e maio, nas instalações do CRIA – Centro de Recuperação e Integração de Abrantes, a exposição de pintura “Pormenores do CRIA”.

Uma exposição de trabalhos realizados pelos utentes da instituição e que contou com o patrocínio do Rotary Club de Abrantes.

Nelson Carvalho, presidente do CRIA, referiu que a Direção tem a “ideia de que as pessoas que passam aqui o dia connosco, sobretudo nas atividades ocupacionais, têm trabalhos de sala e as terapias prestadas pelos nossos técnicos, mas precisam de outro tipo de atividades onde se exprimam. Daí a nossa preocupação em incentivar e incrementar ateliers. Recuperámos o teatro, o Rancho está ativo, começou este atelier de pintura e estamos a preparar também o atelier do pão. Vamos lançando atividades que eles possam escolher as que gostam mais e de modo a que se sintam aqui felizes, que é para isso que nós aqui estamos”.

O atelier de pintura iniciou o seu trabalho em outubro de 2016, “foi patrocinado pelos Rotários, que entenderam que era uma boa iniciativa e quiseram apoiar na aquisição de materiais”.

O atelier já tinha como objetivo fazer esta exposição pois “o CRIA assinalou em março os seus 40 anos e temos um programa ao longo de todo o ano em que cada uma das respostas sociais, em cada mês, se vai mostrando. Este foi o mês do CAO – Centro de Atividades Ocupacionais, onde se insere este atelier”.

Relativamente às obras expostas, “estão à venda”, ao preço de 10 euros, e, segundo Nelson Carvalho, “se, entretanto, houver oportunidade, nós gostaríamos que a exposição tivesse alguma itinerância”, tendo registado no momento o interesse do presidente da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede em acolher a exposição.

Joana de Faria Maia, presidente do Rotary Club de Abrantes esteve presente na inauguração da exposição e contou à Antena Livre que a parceria surgiu por “sugestão” do CRIA. “Mas anualmente os Rotários têm um lema escolhido pelo presidente, a nível internacional, e este ano o lema prendia-se com o serviço a humanidade. Com pequenas coisas, transformar o mundo. E este é um bom exemplo de como uma pequena ajuda, mesmo muito pequena, a alegria que trouxe”, disse.

A presidente do Rotary falou de um pequeno investimento de 300 euros, “muito pouco para o que foi o resultado final”.

No Atelier de pintura participaram 16 artistas, cada um apresentando duas obras.

A exposição de pintura “Pormenores do CRIA” vai estar patente até ao final do mês de maio.