Pesquisar notícia
sexta,
19 abr 2024
PUB
Concelhos

Abrantes: Pelouros “mudam de mãos” e PSD deixa desejos

10/01/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Ano novo, vida nova... também no Executivo da Câmara Municipal de Abrantes.

Na reunião do Executivo dia dia 7 de janeiro, o presidente deu conhecimento da alteração na distribuição das áreas de responsabilidade.

A Divisão de Comunicação passa assim para a responsabilidade direta do presidente da Câmara enquanto que o Serviço de Bibliotecas, da Divisão do Conhecimento, passa a estar sob a responsabilidade do vereador Luís Filipe Dias.

“É a vida a acontecer”, começa por dizer Manuel Jorge Valamatos que explica depois que esta nova equipa do Executivo tem 10 meses de mandato e é o momento para reorganizar”.

O presidente acrescenta que “sob a vereadora Celeste Simão há agora uma pressão enorme com a questão das transferências de competências, quer na área da educação, quer na área da saúde. Por sua vez, o vereador Luís Filipe Dias, por questões de ordem académica, está mais ligado com a Biblioteca” e passa-se assim esta área de responsabilidade que estava sob a égide de Celeste Simão.

Por outro lado, “o vereador Luís também não podia ficar sobrecarregado e fiquei eu com a Comunicação até porque o Gabinete da Presidência está muito interligado nas suas ações com a Comunicação e houve aqui um ajustar de funções com a nossa realidade . É apenas o reajustar e ajudar-nos uns aos outros a encontrar as melhores estratégias para funcionarmos melhor”, explicou Manuel Jorge Valamatos.

 

PSD deixa desejos para 2020

E por falar em mudanças, o vereador do PSD deixou os seus votos para 2020 na primeira reunião do ano do Executivo da Câmara de Abrantes.

Rui Santos elencou a lista de desejos que o PSD gostava de verem cumpridos este ano.

“Como estamos no início do ano, queria deixar aqui alguns desejos que o PSD tem vindo a falare desde 2017 e que se prendem com uma nova vida para o Mercado, uma melhor sinalização no concelho, a continuidade dos melhoramentos nas acessibilidades da sede de concelho às nossas freguesias, mais iluminação amiga do ambiente com lâmpadas led e não só nas freguesias, que onde se tem estado a fazer mais intervenções mas também na própria cidade, porque provavelmente é onde se consome mais, a questão das entradas e saídas de Abrantes, a Av. D. João I que o senhor presidente já afirmou que iria ser intervencionada mas também alertar para uma outra que está cada vez pior e que é a Av. do Paiol”, disse o vereador social-democrata.

No final, Rui Santos expressou ainda o desejo de que “para 2021 a política fiscal seja mais amiga dos abrantinos e que possamos inverter esta tendência que temos tido ao longos destes anos, que primeiro foi de aumentos e que agora é de manter já há alguns anos. (…) Não se justifica neste momento que a política fiscal do concelho de Abrantes se mantenha exatamente igual de há quatro anos a esta parte. (…) Então, se as finanças da Câmara estão boas, vamos pôr essas finanças boas cada vez mais ao serviço da nossa comunidade”.