Abrantes: Município vai assinar protocolo com Agência de Empreendedores Sociais (C/ ÁUDIO)

2020-07-21

O Executivo da Câmara Municipal de Abrantes aprovou por unanimidade a minuta de protocolo de cooperação a celebrar entre a SEAcoop – Social Entrepreneurs Agency, CRL (Agência de Empreendedores Sociais) e o Município para a dinamização de ações no âmbito do Empreendedorismo Social.

A vereadora Paula Grijó começou por dizer que se trata “de formalizar o início de uma relação de parceria com a Agência de Empreendedores Sociais, que já há muitos anos trabalha nesta área do empreendedorismo social. É um primeiro passo para uma relação futura que nós esperamos que muito em breve possa dar origem a um projeto mais estruturado nesta área. No fundo, terá como grande objetivo apoiar os cidadãos em situação de desemprego, sobretudo os que estão em situação mais vulnerável, no sentido de os apoiar a requalificarem-se, a capacitarem-se individualmente para o mercado de trabalho e, por essa via, aumentar as suas expetativas de emprego”.

Após esta explicação, o vereador do Bloco de Esquerda levantou algumas dúvidas. Disse que “esta linha de acordos vem numa linha política que já vem sendo seguida há muito tempo”. Armindo Silveira falou de uma “duplicação de serviços, seja da Segurança Social extensível para associações, seja, inclusivamente agora, do IEFP. Consideramos que isto, muitas vezes, acaba por criar grandes confusões na cabeça dos cidadãos”. O vereador adiantou que os munícipes “sabiam que iam a um sítio, como a Segurança Social, e podiam lá tratar deste ou daquele assunto, sabiam que iam ao Centro de Emprego e tratavam deste ou daquele assunto... hoje, andam perdidos por estas instituições que são um desdobramento de serviços que eram serviços do Estado”.

Armindo Silveira questionou ainda a razão deste protocolo não ser estabelecido com o IEFP e quis perceber o porquê desta opção.

A vereadora Paula Grijó explicou depois que “não se trata de sobrepor” mas sim “de complementar, reforçar, porque todo o trabalho que se venha a fazer vai ser sempre feito em perfeita articulação quer com as entidades que o senhor vereador identificou, mas também com a Tagusvalley e os Serviços de Ação Social da Câmara Municipal”.

À margem da reunião, a vereadora Paula Grijó explicou do que trata especificamente este projeto, a quem se destina e disse que é uma complementaridade aos serviços que já existem.

AntenaLivre · Paula Grijó - Agência de Empreendedores Sociais

 

Vai então ter início uma parceria com uma instituição de empreendedorismo social, destinada "a uma maior proximidade com cidadãos numa situação de maior vulnerabilidade".

Ainda nesta reunião do Executivo, foi aprovada a minuta do protocolo a celebrar entre a Direção_Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas e o Município de Abrantes para a constituição do Gabinete de Apoio ao Emigrante.