Pesquisar notícia
quinta,
25 abr 2024
PUB
Concelhos

Abrantes: Município vai abater árvores da Urbanização dos Plátanos (c/fotos)

19/09/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Informa o Município de Abrantes em comunicado que "após deslocação conjunta do Serviço de Gestão de Espaços Verdes e do Serviço Municipal de Proteção Civil, para análise do estado fitossanitário das árvores existentes na Urbanização dos Plátanos, nomeadamente as que se situam junto ao parque infantil e ao Centro de Dia de Alferrarede, resultou o parecer consensual de que existem 7 exemplares que apresentam fragilidades consideráveis e que poderão por em causa a segurança de pessoas e bens existentes naquele espaço".

Nesse sentido, a autarquia avança que "face à impossibilidade de reversão do processo de degradação, foi considerado pelos técnicos que as árvores já não reúnem condições para permanecerem no local" pelo que "as sete árvores identificadas têm vindo ao longo dos anos a ficar mais debilitadas em termos estruturais, fitossanitários e estéticos, possuindo fraco valor ornamental e patrimonial".

"Dado os constrangimentos do local, as caldeiras das 5 árvores existentes dentro do parque infantil serão fechadas, sendo que as 2 árvores existentes na zona mais desafogada e com pavimento em calçada serão substituídas por novas árvores, na época adequada à respetiva plantação", adianta a nota.

Assim, nos próximos dias 23, 24 e 25 de setembro irão ter lugar os trabalhos de abate das 7 árvores. O Município apela "à compreensão dos residentes e dos utentes do espaço pelos transtornos que este tipo de trabalhos poderão causar".