Abrantes: Município anuncia projeto para nova bolsa de estacionamento no Alto de Santo António

Concelhos 2019-09-04
Fonte: Município de Abrantes
Fonte: Município de Abrantes

Na reunião de Câmara de Abrantes de 3 de setembro, o presidente do Município, Manuel Jorge Valamatos, anunciou que a autarquia tem a decorrer um projeto que pretende criar uma nova bolsa de estacionamento com 22 lugares no Alto de Santo António – um local de grande procura por parte dos cidadãos, uma vez que é nessa zona que se situam serviços com grande afluência de utentes como a Abranclínica e a Unidade de Cuidados na Comunidade.

E foi isso mesmo que Manuel Jorge Valamatos disse, explicando que esta área da cidade há muito que carece de mais estacionamento, não só por ser uma área residencial, mas também pelo crescimento de serviços públicos e privados: a abertura da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) veio aumentar o défice de estacionamento pelo que importa dar uma resposta célere, que minimize os efeitos negativos desta situação e vá ao encontro das necessidades da população residente, utilizadores e profissionais dos serviços ali instalados.

Nesse sentido, para concretizar a criação da bolsa de estacionamento, junto ao edifício onde funcionam a UCC e a Abranclínica será realizada uma baixada no passeio por forma a melhorar o acesso ao local pelas ambulâncias de transporte de doentes, mas protegendo a circulação dos peões.

No lado oposto, na Alameda de Santo António, será criada a nova bolsa de estacionamento. A intervenção requer um novo ordenamento de parte da área ajardinada, mantendo intactas as figuras escultóricas instaladas no jardim. O Presidente da Câmara explicou que os serviços técnicos projetaram esta futura intervenção procurando o equilíbrio entre o espaço natural e a necessidade da população que estaciona nesta artéria.

 

AINDA NESTA REUNIÃO DE CÂMARA:

Município adjudicou cedência de exploração do antigo edifício do Aquaclub a empresa MNF CROSSFITNESS CLUB:

A Câmara Municipal adjudicou a cedência de exploração do edifício situado na margem Norte do Aquapolis à empresa MNF CROSSFITNESS CLUB LDA, que apresentou uma proposta para criar um ginásio e um centro de lazer e de atividades multidesportivas para todas as faixas etárias.

A empresa propôs projetos em parceria com associações e federações desportivas e apresentou o programa “TRI TRY ABRANTES”, que pretende dinamizar o triatlo a nível nacional e dinamizar atividades nas escolas e o programa “VAMOS ANDAR DE BICICLETA”.

Quanto às atividades e programas para o Centro de Lazer e Atividades Multidesportivas, destaca o Programa Rota Caminho do Tejo, programas de stand up paddle, de Canoagem, férias ativas durante as férias escolares e programas de estágios desportivos.

O espaço onde se situava o antigo Aquaclub, bem como a sua envolvente, vai agora ser alvo de obras de adaptação.

 

Município está a substituir relvado sintético do campo de futebol Nº2 da Cidade Desportiva:

A Câmara Municipal está a substituir o relvado sintético do campo de futebol Nº2 da Cidade Desportiva, no sentido de criar melhores condições para a prática de futebol de 7 e de 11. A autarquia recorda que o relvado sintético anterior foi instalado no ano de 2002 tendo uma utilização de 20.000 utilizações/ano, totalizando na sua vida útil cerca de 350.000 utilizações.

A intervenção está a decorrer até 16 de setembro, tratando-se de um investimento global de €147.629,38.