Pesquisar notícia
segunda,
27 set 2021
PUB
Concelhos

Abrantes: “Importa restabelecer” a Praia Fluvial do Aquapolis norte - Câmara

18/08/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O presidente da Câmara Municipal de Abrantes deu conta na reunião do Executivo desta terça-feira, 18 de agosto, de que na passada semana reuniu com a secretária de Estado do Ambiente, Inês dos Santos Costa.

“Tivemos uma reunião que estava agendada há já algum tempo, foi uma reunião longa, mais de duas horas e onde conversámos sobre diferentes matérias mas onde o tema central foi o Tejo”, anunciou Manuel Jorge Valamatos.

O autarca afirmou que “temos vindo a perceber que pontualmente existem algumas situações que nos deixam preocupados, sendo visível que, nos últimos anos, a qualidade da água melhorou de forma muito significativa” no rio Tejo onde o presidente da Autarquia considera ter havido “um trabalho fortíssimo por parte do Ministério do Ambiente, mas com muito trabalho ainda a ser feito, como a presença dos guarda-rios”.

Manuel Jorge Valamatos afirmou que o rio Tejo “desempenha um papel de grande importância para a cidade, para o concelho e para a região” e que esta é uma “matéria central” para este Executivo.

Com as preocupações acerca da qualidade da água a serem um dos temas da reunião, o presidente da Câmara de Abrantes assumiu que a Praia Fluvial no Aquapolis norte é um objetivo, sendo “nossa expetativa relançar a ideia de voltarmos a ter a nossa praia, para as nossas pessoas” sendo que “há bastante trabalho a fazer” mas que “importa restabelecer”.

“Houve aqui uns anos em que foi impossível, pela qualidade da água e resultado das análises, convidar alguém para fazer praia no Aquapolis norte e lembro que foram igualmente canceladas inúmeras atividades desportivas, desde a canoagem ao triatlo com provas de natação em águas abertas porque, de facto, a água apresentava valores muito pouco saudáveis”, disse o autarca, reafirmando que o Município continua “a acompanhar o processo de reabilitação deste grande ecossistema”.

Assumido o objetivo de voltar a ter praia no Aquapolis norte, objetivo esse que está dependente da qualidade da água do rio, Manuel Jorge Valamatos adianta que, se esse fator estiver restabelecido, há que fazer investimentos “na melhoria da areia, na colocação de alguns equipamentos de resposta à usufruição de uma praia deste tipo”. No entanto, lembrou o presidente, “a qualidade da água” é fator essencial pois “estar a colocar equipamentos e estruturas à disposição das pessoas e a água apresentar valores não condizentes com o nosso investimento, isso não pode acontecer”. Manuel Jorge Valamatos lembrou que a qualidade da água melhorou muito mas “continua a haver trabalho por fazer” na garantia da segurança das pessoas.

“Queremos apostar nos equipamentos e na valorização do espaço, disponibilizá-los às pessoas mas com a garantia de que vamos ter a água em boas condições”, concluiu o presidente da Câmara Municipal de Abrantes.

Na reunião com a secretária de Estado do Ambiente foram ainda abordados temas sendo que um dos mais urgentes prende-se com a recuperação da linha de água na ribeira da Pucariça, seriamente afetada com a passagem da depressão Elsa, em dezembro de 2019, e cujos prejuízos ascendem a 1,5 milhões de euros.