Pesquisar notícia
sábado,
18 set 2021
PUB
Concelhos

Abrantes: FINAbrantes apoia 67 coletividades com mais de meio milhão de euros (C/ ÁUDIO)

8/06/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Câmara Municipal de Abrantes assinou esta segunda-feira, dia 8 de junho, os protocolos com os representantes das 67 associações que se candidataram ao Programa do FINAbrantes – Programa de Apoio a Coletividades do Concelho de Abrantes, nas medidas de apoio a atividades nos âmbitos cultural, social, juventude, sociais e eventos diversos.

A cerimónia teve lugar no Jardim do Castelo, em duas cerimónias faseadas devido às precauções que devem ser mantidas devido à pandemia da Covid-19.

No seu discurso, o presidente da Câmara de Abrantes, referiu que a cerimónia “procura motivar-vos, de forma séria e honesta, a continuarmos a fazer o trabalho que temos vindo a fazer até hoje”. Manuel Jorge Valamatos considerou “determinante” o tecido associativo do concelho “naquilo que é a ação do nosso território”.

O presidente anunciou ainda que “nos últimos seis anos já investimos, ou apoiámos, com 2 milhões e 600 mil euros na atividade desportiva, cultural e social. E é um dinheiro muito bem empregue”, referiu Manuel Jorge Valamatos.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes

Em representação dos presidentes de junta do concelho, esteve Bruno Tomás, presidente da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede. Bruno Tomás destacou a importância do FINAbrantes, “quer para a comunidade em geral na ótica do concelho, mas extremamente importante para as freguesias”.

Bruno Tomás, presidente da União de Freguesias de Abrantes e Alferrarede

O apoio da Câmara totaliza o montante global de 331.074,42 euros (+2% do que em 2019/2020), repartido pelas diversas medidas, do seguinte modo: Medida 1 - Cultura – 129.148,00 euros; Medida 3 - Juventude – 16.847,60 euros; Medida 4 - Social – 99.658,49 euros; Medida 5 - Eventos – 85.420,31 euros.

Somando a verba relativa ao apoio à atividade desportiva no concelho, no valor total de 195.752,65 euros, já contratualizada, a Câmara Municipal de Abrantes “coloca ao serviço do movimento associativo do concelho” mais de meio milhão de euros.

Câmara prepara revisão do regulamento

Entretanto, a Câmara de Abrantes aprovou em reunião do Executivo o início do procedimento para alteração do regulamento do FINAbrantes para o ajustar em função da realidade atual das diversas áreas apoiadas, como por exemplo alguns imperativos legais, uma vez que o regulamento em vigor data de 2012. A intenção é também acrescentar uma nova medida de apoio ao investimento para conservação e beneficiação de infraestruturas das coletividades e à aquisição de equipamentos e de viaturas para suporte às suas atividades.

Ver aqui a lista das coletividades apoiadas nas várias medidas