Pesquisar notícia
sábado,
20 abr 2024
PUB
Concelhos

Abrantes: Feira Nacional da Doçaria Tradicional não se realiza em 2020

13/10/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Feira Nacional da Doçaria Tradicional não vai ter a sua 19.ª edição em 2020. A decisão foi anunciada na manhã desta terça-feira, 13 de outubro, pelo presidente da Câmara Municipal de Abrantes na reunião do Executivo.

Devido à situação de pandemia, “não estão reunidas as condições” para a realização do evento e esta foi, segundo Manuel Jorge Valamatos, mais uma “decisão difícil de tomar”.

O autarca relembrou que não foi só esta, “já houve outras, como as Festas da Cidade, as festas populares, os festejos das freguesias” que não se realizaram. “Houve eventos, sobretudo de massas, que tiveram que parar para proteger as pessoas”, afirmou o presidente, lembrando que “tivemos que tomar muitas decisões ao longo destes últimos meses, decisões difíceis mas para proteger as pessoas. Gostávamos muito de fazer a Feira mas isso contraria tudo o que são as orientações da Direção-Geral da Saúde e contraria um princípio elementar que é não proteger as nossas pessoas. E em primeiro lugar é nisso que pensamos. Depois, as outras coisas a seguir”.

Quanto à possibilidade de realizar o evento com condicionantes, Manuel Jorge Valamatos explicou que não seria viável devido “ao investimento que implica” um evento desta natureza.

“O ano passado foi muito nítido porque foi uma vitória extraordinária da cidade e do concelho, com uma dinâmica muito grande e uma tenda enorme no Largo 1.º de Maio. Condicionar tudo isto, como a entrada na tenda ou mesmo nas ruas, como é que isto se faz?”, questionou o presidente. Manuel Jorge Valamatos afirmou mesmo que “estávamos a fazer um investimento que, à partida, já sabíamos que iríamos ter imensas dificuldades depois”. Para além do investimento, “era estar a atrair pessoas para uma situação que contraria aquilo que a Direção-Geral da Saúde diz, relativamente aos ajuntamentos”.

Manuel Jorge Valamatos admitiu que estas situações “também nos provocam desgaste e há decisões com as quais sofremos mas são inevitáveis”.

A esperança agora é que, em 2021, a Feira Nacional de Doçaria possa estar de regresso a Abrantes.