Pesquisar notícia
quarta,
24 abr 2024
PUB
Concelhos

Abrantes: Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes recebeu Juramento de Bandeira do RAME

7/04/2019 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter
Foto: Carolina Ferreira

Aconteceu na sexta-feira, dia 5, a cerimónia do Juramento de Bandeira do 2.º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2019, constituído por 40 soldados recrutas – 5 femininos e 35 masculinos – incorporados no Regimento de Apoio Militar de Emergência, em Abrantes.

A cerimónia decorreu na Escola Secundária Dr. Manuel Fernandes e foi presidida pelo 2.º comandante do comando das Forças Terrestres, Major General Francisco Xavier Ferreira de Sousa.

Em entrevista à Antena Livre, o Major General afirmou que este ato representa “para os militares, sobretudo a continuidade de uma instituição que tem séculos de existência. Para eles, novos soldados de Portugal, representa uma mudança de vida, porque foram treinados, passaram desafios, estão habituados neste momento a perceber que os obstáculos existem mas há sempre uma força interior que os pode levar a ultrapassá-los”.

O 2º. comandante do comando das Forças Terrestres defende que a responsabilidade é agora maior e destaca que os jovens estão “atentos às oportunidades”: “Sabem realmente que o exército lhes está a conferir oportunidades. Em boa verdade, passámos uma fase que começa já a ser do passado. Agora é uma fase em que os jovens estão sensibilizados de que abraçar uma carreira das armas pode ter futuro”.

E desengane-se quem pensa que a “tropa não é para mulheres”. O Major General Xavier de Sousa admite que tem trabalhado “ao lado de militares femininas com uma competência extremamente elevada” e que “desde o primeiro momento em que assisti à chegada de mulheres à tropa nunca vi diferenças. Lidamos com elas como elas lidam connosco. Estão nos carros de combate como eu estive (…) Também estão na RCA, no Afeganistão, no Iraque, na Lituânia, estiveram no Kosovo, em Angola, Moçambique, Timor e estão lá connosco e são tão competentes [como os homens]”.

A cerimónia contou com a tradicional alocução referente ao ato festivo pelo Capitão de Infantaria Nuno Ribeiro, comandante da companhia de formação do RAME que jurou bandeira.

Na cerimónia estiveram presentes várias individualidades 

Afirmando que o ato de jurar bandeira representava “o fim de um ciclo, marcado pela felicidade e pela adversidade, pela certeza de um projeto que se uniu para vencer” e também uma “celebração de um compromisso de honra perante os vossos familiares e amigos, a pátria e por todos aqueles que por Portugal morreram”, o comandante da companhia de formação salientou a “coragem e incentivo” de pais e mães, que permitiram que os filhos pudessem “partir na conquista de caminhos por trilhar”.

“A partir de hoje não restam dúvidas: farão parte da história do nosso país”, disse o capitão de Infantaria Nuno Ribeiro que afirmou ainda que os sacrifícios feitos pelos soldados recrutas valeram a pena e lhe deram capacidade de dominar os medos.

O comandante da companhia de formação terminou o discurso com uma reflexão do poeta português Fernando Pessoa: “Para vencer - material ou imaterialmente - três coisas definíveis são precisas: saber trabalhar, aproveitar oportunidades, e criar relações. O resto pertence ao elemento indefinível, mas real, a que, à falta de melhor nome, se chama sorte. Os três definíveis vocês já fizeram e sorte é o que vos desejo”.

Pedro Miguel Rocha Barros foi o soldado recruta que mais se distinguiu durante a instrução básica do 2.º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2019, com a classificação final de 17,6 valores.

Pedro Barros, soldado recruta distinguido

Em entrevista à Antena Livre, o soldado recruta explicou que entrar no exército foi a concretização de um sonho: “Eu sempre tive o sonho de ingressar no exército. No futuro gostava de ir para a GNR, mas queria sempre passar pelo exército”.

O formando admite que a primeira semana foi “um bocado difícil, não estava habituado a esta rotina, a acordar cedo, deitar um bocado tarde, exercícios sempre a horas (…) mas depois acabei por me habituar e agora estou a adorar”.

Para o soldado recruta Pedro Barros, a maior dificuldade foi o “acordar cedo”. Situação que foi sendo compensada pelo trabalho: “Trabalhamos para treinar e eu adoro essa parte do dia, é espetacular. Não há mais nenhum trabalho em que nos paguem para treinar”.

A camaradagem, refere, é “excelente. Damos uns pelos outros, acordamos e ajudamo-nos uns aos outros. Se um está atrasado o outro também está e está o pelotão todo (…) por isso é sempre ajudar uns aos outros, como se fossemos irmãos”.

A partir de agora, a responsabilidade “é imensa”, mas o soldado recruta distinguido mostrou-se feliz: “Sinto-me feliz, muito nervoso, é a primeira vez que sou distinguido e adorei”.

O soldado recruta foi ainda distinguido por mérito pessoal, com 15,33 valores. Por mérito escolar foi distinguido o soldado recruta Hélio Mendes Pires, com 19,39 valores e por desembaraço físico o soldado recruta Oceano Santos Wahnon com 17,43 valores.

Os militares que terminaram o 2.º Curso de Formação Geral Comum de Praças do Exército de 2019 receberam um certificado das competências de formação profissional obtidas, validadas pela Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional

Na cerimónia de Juramento de Bandeira, que contou com também com a leitura dos deveres militares, a imposição das boinas e uma atuação da banda do exército, houve ainda a imposição de condecorações: a primeiro cabo na reserva disponibilidade Mariana Isabel Henriques recebeu a medalha de comportamento exemplar grau cobre; o antigo combatente João Manuel Cerqueira recebeu a medalha comemorativa das campanhas; e a primeiro sargento de transmissões Márcia Ribeiro da Silva recebeu a medalha comemorativa de comissões de serviços especiais.

Ana Rita Cristóvão

Fotos: Carolina Ferreira