Pesquisar notícia
quarta,
12 mai 2021
Concelhos

Abrantes: Cineteatro S. Pedro já tem projeto aprovado e poderá entrar em obra dentro de seis meses (C/ ÁUDIO)

27/04/2021 às 11:45
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Todos os abrantinos conhecem a história recente do Cineteatro S. Pedro.

A “novela” chegou ao fim com a aquisição do imóvel, a título definitivo, pela Câmara Municipal de Abrantes por 470 mil euros. Uma decisão anunciada a 9 de dezembro de 2019.

Depois de longas negociações e de um processo complicado e que teve vários avanços e recuos, a Autarquia e a Sociedade Iniciativas de Abrantes, que era a proprietária do edifício cultural chegaram a acordo. O presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos anunciou o negócio no interior do cineteatro lado a lado com José Carreiras e José Alberty, dirigentes da Iniciativas de Abrantes. A compra por 470 mil euros pagos ao longo de sete anos. 70 mil euros a serem pagos em 2020 com assinatura da escritura e, depois, 65 mil euros nos seis anos subsequentes.

A escritura de compra e venda do Cineteatro S. Pedro, passando o imóvel da autoria do arquiteto Ruy Jervis d'Athouguia definitivamente para o património do Município foi assinada no dia 21 de julho de 2020.

Durante todo este tempo, e mesmo antes, o Cineteatro S. Pedro esteve de portas encerradas porque já se verificavam alguns problemas de segurança no edifício.
Esta manhã, dia 27 de abril de 2021, foi anunciado o que a comunidade abrantina esperava há muito tempo: o projeto de requalificação do Cineteatro está concluído e a Câmara encontra-se em fase de lançamento da empreitada.

Em reunião extraordinária da Câmara de Abrantes, o projeto foi aprovado por unanimidade.

O investimento representa um valor de 1.799.580 euros e tem um prazo de execução de 540 dias, ou seja, cerca de um ano e meio.

Manuel Jorge Valamatos, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, anunciou o projeto e informou que, além da requalificação, o espaço do Cineteatro será ainda ampliado, num terreno que a Autarquia adquiriu à Paróquia.

Garantiu também que o edifício irá manter o rosto que sempre teve, mas melhorado.

Armindo Silveira, vereador do BE, questionou o Executivo acerca do prazo esperado para dar início às obras. O presidente quer que dentro de seis meses estejam em condições de avançar, mas sem garantias, pois o processo burocrático é demorado.

Para Rui Santos, vereador do PSD, este é mais um passo para se devolver o Cineteatro à população de Abrantes e adiantou que, como vereador, este é o projeto que mais gosto lhe dá aprovar.

O Cineteatro S. Pedro tem então o projeto de requalificação concluído e a Câmara Municipal de Abrantes está em condições de proceder ao lançamento da empreitada. Trata-se de um investimento de 1 milhão e 800 mil euros com um prazo de execução de cerca de um ano e meio.

Em reunião do Executivo, a proposta foi aprovada por unanimidade. O projeto irá agora para aprovação de Assembleia Municipal que se irá realizar esta sexta-feira, dia 30 de abril.

Fotos mostradas pelo Município durante a reunião de Câmara e que demonstram o estado de degradação do edifício