Pesquisar notícia
sábado,
25 set 2021
PUB
Concelhos

Abrantes: No Dia da Cidade a Medalha de Mérito Municipal vai ser atribuída ao Centro Hospitalar do Médio Tejo

11/06/2020 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

A Câmara Municipal de Abrantes divulgou hoje o programa das celebrações do Dia da Cidade, o 104.º aniversário da elevação de Abrantes à categoria de cidade, cujo decreto data de 1916. Este ano, devido à pandemia, as Festas da Cidade foram canceladas e neste domingo, dia 14 de junho de 2020, a celebração vai ser comedida, dentro das limitações definidas pela Direção Geral da Saúde e com uma aposta na publicação de conteúdos culturais e musicais nas plataformas digitais do município.

Há três novidades a ter em conta. Uma é a atribuição da Medalha de Mérito Municipal ao Centro Hospitalar do Médio Tejo – Hospital de Abrantes. Outra, a iluminação monumental da torre de telecomunicações do Alto de Santo António. E a outra, o anúncio do concerto do Dia da Cidade, mas de 2021.
Rita Guerra, Héber Marques (HBM) e com a participação do London International Gospel Choir. Trata-se de um concerto que esteve anunciado para este ano, para o Hipódromo dos Mourões, mas devido à crise provocada pelo coronavírus acabou por ser cancelado, tal como os outros previstos para as festas deste ano.
Quando à cerimónia oficial, este ano vai acontecer na Praça Raimundo Soares, a praça do Município, de acordo com as regras do distanciamento social e numa celebração mais comedida.
O executivo municipal aprovou, por unanimidade, a atribuição da Medalha de Mérito Municipal ao Centro Hospitalar do Médio Tejo – Hospital de Abrantes. Afirmou o presidente da Câmara de Abrantes, Manuel Jorge Valamatos, explicou que esta é a altura para fazer esta homenagem. Uma homenagem feita ao Presidente do Conselho de Administração, Carlos Andrade Costa, mas que representa a homenagem a todos os profissionais do Hospital de Abrantes. Uma homenagem a todos. Corpo médico, enfermagem, assistentes operacionais, assistentes administrativos.
E não é uma homenagem apenas por causa da COVID-19 e ao trabalho exemplar que o Centro Hospitalar tem desenvolvido. Manuel Jorge Valamatos destacou o trabalho que esta administração tem feito ao nível da melhoria do Centro Hospitalar, lembrando as obras da urgência ou a, recentemente anunciada, obra para instalação do TAC em Abrantes.
O autarca vincou que o ano passado foi o ano do Regimento de Apoio Militar de Emergência de Abrantes (RAME) e este ano será o Hospital a instituição “alvo” de todas as atenções.
E depois há um programa cultural e musical assente na divulgação de conteúdos digitais.

A animação começa no sábado, dia 13, às 17 horas com atividades infantis: “Nós, flores de Abrantes”, com a produção de conteúdos feita pela Meganimação, Academia Bi-dom e Equipa Gema.
No domingo, depois das celebrações oficiais, ao meio-dia será apresentado o vídeo “Uma viagem pelo nosso concelho”; às 15 horas “Ligações” - dança contemporânea por Marina Brunheta; às 16 horas “Divagante Passageiro” – declamação encenada do poema Zahara de José-Alberto Marques pelo ator Francisco Goulão; 18 horas concerto on-line com Salomé Silveira & banda, Funk You, Hot Play, Marco e ainda os Sound Check; 21:30, inauguração da iluminação da torre de telecomunicações; 22:15 “Bravo Abrantes” – melhores momentos dos concertos do Dia da Cidade; e às 22:30 lançamento do concerto do Dia da Cidade de 2021 com Rita Guerra, Héber Marques (HBM) e com a participal do London International Gospel Choir.