Pesquisar notícia
sábado,
18 set 2021
PUB
Concelhos

Abrantes: Câmara aliena mais lotes para empresas no Parque Industrial

15/09/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Em reunião do Executivo da Câmara de Abrantes, realizada esta quinta-feira, foram aprovadas deliberações para que três empresas adquirissem lotes no Parque Industrial de Abrantes.

Maria do Céu Albuquerque, presidente da CM, congratulou-se com o facto e referiu que “esta alienação de lotes vem juntar-se aos 11 que foram vendidos este mandato nas nossas zonas industriais para fazer face àquilo que são as necessidades dos nossos investidores”.

A presidente do Município lembrou que, no último ano, “Abrantes aumentou em 25% as suas exportações, as nossas empresas estão mais competitivas, estão a colocar os seus produtos lá fora, no valor de 163 milhões de euros.  Somos o concelho mais exportador da nossa região”.

O facto de a Câmara Municipal “poder ser parceiro” das empresas instaladas também foi referido por Maria do Céu Albuquerque que disse ter como objetivo criar “as melhores condições para a dinamização e expansão dos negócios”.

“Fazemo-lo nas zonas industriais, fazemos no Parque Tecnológico e no Centro Histórico, nomeadamente, e é sempre bom lembrar, o investimento que foi feito no Hotel Turismo que, neste momento, apresenta uma taxa de ocupação superior a 40%, que criou mais de 40 postos de trabalho e que foi graças ao incentivo que a Câmara lançou”, adiantou a autarca, referindo-se à “alienação do terreno contíguo onde estavam instaladas as antigas piscinas, que hoje estão praticamente recuperadas e devolvidas não só a quem utiliza aquele hotel mas também a toda a população abrantina”.

Para Maria do Céu Albuquerque, “é isto que se pretende de um Executivo. É que seja parceiro, regulador, incentivador da atividade económica geradora de riqueza e de criação de postos de trabalho”.

Questionada se estas alienações vêm na sequência do programa Abrantes Invest, a presidente respondeu que sim, pois, “no fundo, estão a usufruir daquilo que são as mais valias da sistematização deste programa. O Abrantes Invest tem medidas que já vínhamos a desenvolver há alguns anos e tem agora novas medidas para criar postos de trabalho qualificados. Já foram criados dois no Parque Tecnológico e, neste momento, estão mais três em candidaturas para serem aprovados”, explicou a autarca que, no final, avançou congratular-se com o facto de se estarem a “fixar quadros jovens que são importantíssimos”. Maria do Céu Albuquerque lembrou os resultados obtidos num espaço temporal que, segundo afirmou, “não chega ainda a seis meses de desenvolvimento deste programa”.

De referir que na reunião de Câmara desta quinta-feira, foi aprovada a venda de três lotes e ainda a permuta de mais dois.

Ainda durante a reunião, as duas vereadoras da oposição, Elza Vitório (PSD) e Ricardina Lourenço (CDU) aproveitaram para apresentar as suas despedidas do Executivo visto esta ter sido a última reunião deste mandato e nenhuma se apresentar como candidata no ato eleitoral de dia 1 de outubro.