Pesquisar notícia
quinta,
18 abr 2024
PUB
Concelhos

Abrantes: Bombeiros assinalam 5 anos de existência. “Uma entidade prestadora de socorro de referência”

21/05/2018 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Foi com fortes discursos, com a apresentação e bênção de novos veículos, equipamentos e um corpo de bombeiros “consolidado” que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Abrantes (AHBVA) assinalou, no sábado, 5 anos de existência.

A cerimónia, que decorreu no quartel, juntou entidades públicas, família e os amigos daquela corporação que foi apelidada pelo seu comandante, António Manuel Jesus, “como uma entidade prestadora de socorro de referência”.

Dirigindo-se à presidente da Câmara Municipal de Abrantes, António Manuel Jesus lembrou o arranque da corporação humanitária e enunciou a expressão “parece impossível até ser feito”. E que tal se “enquadrava perfeitamente na motivação e compromisso quando há 5 anos iniciou um projeto pioneiro, sem precedentes a nível nacional, que consistia na passagem de um corpo de bombeiros municipal a voluntário, sem perda de critério, qualidade e competência no assegurar do socorro”, disse.

António Manuel Jesus

Falando do trabalho hoje desenvolvido na AHBVA, António Manuel Jesus considerou que “a Associação e o seu corpo de bombeiros são um projeto consolidado na realidade do concelho abrantino”. E deu alguns exemplos: “os seus elementos adquirem mais de 3000 horas de formação certificada anualmente, ministrada pelas mais diversas entidades, ENB, INEM, a própria Associação, entre outras”.

“Como exemplo na área da prestação de socorro pré-hospitalar, prestamos uma média de 400 ocorrências por mês, no ano corrente. No decorrer do difícil verão de 2017 teve permanentemente mais de 50% dos seus 75 operacionais envolvidos fora do quartel em teatro de operações ou noutro tipo de missão no concelho, no distrito e fora do distrito”, acrescentou o comandante.

Também Maria do Céu Albuquerque, presidente da Câmara Municipal de Abrantes, lembrou que foi o Município que há 5 anos atrás, tomou a decisão da passagem da gestão do corpo de Bombeiros, do município para a AHBVA, “convictos que esta seria a melhor solução para os problemas que se colocaram e com os quais fomos confrontados, nomeadamente com as limitações então impostas pelas leis orçamentais”.

Maria do Céu Albuquerque recordou que foi um “processo alvo de contestação por parte do sindicato e da associação nacional de bombeiros profissionais”, mas que “ainda assim, era urgente encontrar uma solução que permitisse ultrapassar estas dificuldades sem pôr em causa o socorro e a proteção de pessoas e bens”.

“Volvidos 5 anos, aqui estamos todos para constatar que a solução encontrada se concretizou na melhoria e garantia do socorro”, considerou a presidente, sublinhando “a aposta constante que tem vindo a ser feita a nível dos recursos humanos, da formação, do investimento em equipamento e da consolidação das contas”.

Maria do Céu Albuquerque

“Atualmente, o corpo de Bombeiros conta com 85 elementos aptos a prestar os melhores serviços de apoio e assistência à comunidade, sendo que 28 deles têm vínculo laboral com a AHBVA. A Câmara reconhece e sempre reconheceu os 158 anos de história dos Bombeiros de Abrantes, história esta que tem vindo a ser escrita com o nobre trabalho dos homens e mulheres que deram o melhor das suas vidas ao serviço da corporação, na primeira linha do apoio ao socorro da população”, disse a autarca abrantina.

Presente na cerimónia, Adelino Gomes, vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses e comandante da Associação Humanitária de Constância, recordou o ano de 2017, como “um ano terrível no país”.

Adelino Gomes

“Foi um ano terrível na nossa região, mas felizmente sem mortes e acidentes graves. A missão foi cumprida por todos nós”, observou o responsável, lembrando que “os bombeiros não são apenas bombeiros de fogos florestais ou rurais. Os bombeiros são o garante da proteção civil deste país e que fazem cerca de 97% do trabalho de proteção civil deste país. Portanto, é preciso olhar sempre em frente com coragem, abnegação e disciplina e é para isso que aqui estamos”.

Já Mário Silvestre, Comandante Operacional Distrital, afirmou que as populações contam “sempre com os bombeiros, os agentes da sociedade mais solicitados que fazem face a todas as situações que gritam perigo e que colocam em causa as pessoas e os seus bens”.

Mário Silvestre

“Os elevados padrões de qualidade e especialização inerentes à prestação dos serviços dos bombeiros, reforçam a necessidade de meios materiais compatíveis que, no entanto, se vão revelar ineficazes na ausência de meios humanos de proporcional qualidade. A qualidade é alicerçada no conhecimento e na experiência e nesta matéria os bombeiros, todos vós, têm demonstrado índices de desempenho”, considerou o CODIS, dando como exemplo as comemorações do 13 de maio, nas quais “os Bombeiros do distrito, de Abrantes, deram mais uma prova inequívoca da sua capacidade de resposta, da sua capacidade de organização e comando”.

Em declarações à Antena Livre, João Furtado, presidente da direção da AHBVA, vincou que “foram 5 anos de muito trabalho. Muito trabalho compensado pela audácia, pelo esforço dos bombeiros e pelos elementos de comando. Conseguimos agrupar sinergias, agrupar boas vontades e estamos a construir um projeto que é diferente, que é inovador, mas que ao mesmo tempo mantém o espírito dos bombeiros”.

João Furtado

Quanto a objetivos futuros, João Furtado salientou à Antena Livre que a AHBVA quer inovar “na parte técnica e na eficiência porque queremos ser mais eficientes, ou seja, com os mesmos meios, fazermos melhor e isso pode implicar repensarmos alguns meios técnicos e alguns procedimentos”.

“Estamos a tentar aumentar o número de bombeiros, a sua formação e, depois, os meios de combate”, referiu João Furtado, tendo enumerado os veículos novos que estão ao serviço da corporação: “falamos de um veículo florestal novo, comparticipado com fundos comunitários, falamos de um veículo tanque com grande capacidade, comparticipado a 100% pela Câmara Municipal e depois mais um conjunto de dois veículos usados que comprámos e que foram financiados por nós”.

A bênção dos novos veículos foi realizada pelo cónego José da Graça

O presidente considerou que o início da AHBVA não foi fácil, “a nossa experiência não existia, portanto nós não tínhamos experiência na parte diretiva e na parte dos bombeiros. Somos profissionais noutras áreas, portanto o nosso voluntariado é 100%”. Contudo, considerou que o “o trabalho em conjunto” foi “o fator determinante” para que tivessem chegado até aqui.  

Na cerimónia, todos os fundadores da AHBVA foram agraciados bem como os vários bombeiros da corporação que receberam as medalhas de assiduidade de grau cobre, prata ouro e dedicação pelos 5, 10, 15, 20 e 25 anos ao serviço das populações do concelho de Abrantes.