Pesquisar notícia
sexta,
26 abr 2024
PUB
Concelhos

Atualizada/ Abrantes: Biblioteca Municipal recebe sessão sobre Orçamento Participativo Portugal

20/02/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

Abrantes vai receber esta sexta-feira, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal António Botto, um encontro participativo para divulgação e recolha de propostas para o Orçamento Participativo Portugal (OPP). Uma cerimónia que vai contar com a Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.

Segundo a informação da Autarquia de Abrantes, o Orçamento Participativo Portugal permitirá aos cidadãos determinar o destino de 3 milhões de euros do Orçamento de Estado. A população do concelho e da região é convidada a apresentar e defender as suas ideias para a sua região ou para o país.

O OPP é aberto a todos os cidadãos portugueses com idade igual ou superior a 18 anos que podem apresentar propostas de índole regional, intermunicipal ou nacional a serem financiadas pelo Governo e, mais tarde, a votar no projeto que gostariam de ver concretizado. Nesta primeira edição, são aceites propostas nas áreas da cultura, ciência, educação, formação de adultos e agricultura, pode ler-se na informação.

A Ignite Portugal foi a escolhida pelo Governo para dinamizar estas sessões. Trata-se de uma startup que começou nos Estados Unidos, especialista em dar voz às ideias do público em eventos participativos, e que se estendeu a Portugal.

Entre 24 de abril e 12 de maio decorrerá a fase de análise técnica das propostas e sua transformação em projetos por cada um dos Ministérios e Secretarias Regionais e pelos respetivos serviços, com competências nas áreas das propostas. O período de votação pelos cidadãos decorrerá entre 1 de junho e 15 de setembro, já depois de observado um período para reclamações dos proponentes face à lista provisória de projetos (entre 15 e 31 de maio).