Pesquisar notícia
domingo,
19 set 2021
PUB
Concelhos

Abrantes: BE recomenda ao Governo fim das portagens na A23

7/09/2017 às 00:00
Partilhar nas redes sociais:
Facebook Twitter

O Bloco de Esquerda (BE) pediu ontem ao Governo que "decida pelo fim da cobrança de portagens" na autoestrada 23 (A23), que liga Torres Novas (Santarém) à Guarda, via "estruturante" e "concebida para não ter custos" para o utilizador.

O requerimento, assinado pelo deputado Carlos Matias e entregue pelo Grupo Parlamentar do BE, propõe que a Assembleia da República recomende ao Governo que decida "pelo fim da cobrança de portagens em toda a extensão da A23", tendo defendido não existir "nenhuma razão de ordem económica, de equidade social e territorial, ou de segurança rodoviária, que justifique a manutenção da cobrança de portagens" naquela via.

"A A23, por ser estruturante para o país e para vastas regiões do interior, foi concebida para não ter custos para o utilizador. A introdução de portagens veio, então, contrariar frontalmente a lógica que levou à sua construção e financiamento", pode ler-se no documento, a que a agência Lusa teve acesso, e no qual é sublinhado que as mesmas introduzem "um custo adicional para as empresas das regiões economicamente mais deprimidas" e que vieram "lançar muito tráfego em estradas nacionais, com troços dentro de localidades".

No mesmo documento, o BE refere que "a recente introdução de um desconto de 15% nas portagens indicia alguma compreensão pela justeza dos argumentos dos que defendem o seu fim. Foi um passo na direção certa, mas insuficiente, mantendo-se as iniquidades apontadas, no essencial", concluiu.

Lusa